Avaliado o uso de tecnologias na educação básica

Avaliado o uso de tecnologias na educação básica

Foto: Divulgação

O Mestrando Mário Rausch, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da FURB, defende nesta terça-feira (07-04), às 10 horas, na sala S 307, Campus I, a dissertação Ensinar e aprender as ciências nos anos iniciais com as TICs na Rede Municipal de Ensino de Blumenau, utilizando recursos do ambiente do observatório de educação básica. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Geraldo Moretto.
 
Refletir sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem, pois tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores, uma vez que as novas tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano do ambiente escolar. Assim sendo, o principal objetivo desta pesquisa é compreender como vem ocorrendo o processo de desenvolvimento das TICs no Ensino de Ciências no quinto ano do ensino fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Blumenau.
 
Expõe uma análise de dois repositórios de objetos de aprendizagem, a página web que são postadas as atividades realizadas no laboratório de informática pedagógica municipal e ambiente do Observatório da Educação Básica da FURB (OBEB-FURB). Pretende-se responder a seguinte questão problema: como os educadores podem utilizar as TICs para apoio no ensino dos conteúdos de Ciências, utilizando os objetos de aprendizagens disponíveis na web e a página desenvolvida do Observatório da Educação Básica. E quais as dificuldades na utilização desses ambientes.