Atual vice-campeão, handebol feminino faz campanha para jogar Liga Nacional

Atual vice-campeão, handebol feminino faz campanha para jogar Liga Nacional

Foto: Eduardo Sofiati

A equipe de handebol feminino Blumenau/FURB é um dos projetos mais bem sucedidos da história do esporte catarinense. Tetracampeã da Copa Brasil e dos Jogos Universitários Brasileiros, além de seis vezes vice-campeã da Liga Nacional, suas atletas são presença constante na Seleção Brasileira – Jéssica Quintino, ponteira da equipe, acaba de voltar das Olimpíadas de Londres. No final do mês, a pivô Paloma Pfiffer Muniz e a goleira Paula Nara da Silva defendem a Seleção juvenil no Mundial de Montenegro, na Europa.

 
Mesmo com todos estes resultados, a participação do time na Liga Nacional 2012 está ameaçada por problemas administrativos do Fundo Estadual de Apoio ao Esporte (Fundesporte), que aprovou o repasse de R$ 100 mil para a equipe mas ainda não liberou o dinheiro. Sem a verba, que pagaria o deslocamento, hospedagem, alimentação e taxas administrativas para a Confederação Brasileira de Handebol, o time não terá condições de participar a competição.
 
Com a indefinição do governo estadual e a aproximação do início da competição, em setembro, a equipe resolveu lançar a campanha “Cem Por Mil, esta campanha vai dar Liga”, para buscar apoio financeiro de cidadãos e instituições locais. Para ajudar, interessados devem acessar a página da Associação Blumenauense de Handebol (Abluhand) e gerar um boleto bancário no valor de R$ 1.000,00 para depósito da contribuição.
 
“Somos uma equipe competitiva, com tradição de vencedora, que não pode ficar fora da Liga Nacional. Isto seria muito ruim para a credibilidade do esporte em Blumenau e em Santa Catarina”, afirma Sérgio Graciano, técnico da equipe e presidente da Abluhand. Segundo ele, a Blumenau/FURB é reconhecida em todo o país, tanto que atrai atletas de ponta, caso de Jéssica Quintino. “Ela recebeu uma proposta maior da Metodista (de São Bernardo do Campo, SP), mas preferiu Blumenau, pois via mais perspectiva de chegar à Seleção Brasileira, e ela estava certa”, argumenta o treinador.
 
Benefícios para quem ajudar
Quem contribuir com a campanha poderá obter uma série de benefícios como lugares reservados nos jogos, exposição da marca da empresa em banners nos jogos em Blumenau, camisetas de torcedor exclusivo e participação no sorteio, entre quatro contribuintes, para assistir ao último jogo da equipe fora de casa, viajando com o time, com todas as despesas pagas.
 
Atualmente, além do apoio da FURB, que oferece espaço para treinamento e bolsas de estudo para as atletas, a Fundação Municipal de Esportes de Blumenau, o Clube Atlético Metropolitano, o Restaurante Blitz e a Malharia Camila apoiam o time.