Acadêmicos de licenciatura visitam aldeia indígena Bugio

Acadêmicos de licenciatura visitam aldeia indígena Bugio

Foto: Divulgação

Acadêmicos de cursos de licenciatura da FURB, que frequentam o curso de Extensão “Organização Curricular na Educação Básica Catarinense”,  vinculado ao PROESDE Licenciatura da FURB (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), realizaram, dia 04 de junho, visita de estudos à aldeia indígena Bugio em  José Boiteux,  em Doutor Pedrinho (SC). Eles foram acompanhados por docentes e pela Coordenação do Curso.
 
O Proesde Licenciatura é um programa voltado à formação de profissionais da educação, com atividades que buscam contribuir na melhoria da qualidade da educação básica, por meio da organização curricular, através da articulação entre sua formação acadêmica, nos cursos de licenciatura e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica.  
 
Neste semestre, o curso de extensão aborda o estudo das Diversidades, enquanto princípio fundante da Organização Curricular da Educação Básica Catarinense. Dentre outras atividades de estudo da temática, presenciais e a distância,  naquele sábado foi realizada atividade vivencial junto ao Povo Laklãnõ Xokleng.
 
Os acadêmicos participaram da Trilha da Sapopema, localizada na Aldeia Bugio,  onde, além de  caminharem pela   Mata Atlântica, puderam conhecer e vivenciar aspectos culturais Laklãnõ/Xokleng. Na caminhada conheceram uma cabana típica onde degustaram o Kapug, comida assada na taquara, e foi realizada uma roda de conversa em volta da fogueira, momento em que os acadêmicos dialogaram com os indígenas sobre sua história e cultura. Além da trilha, visitaram o Memorial Laklãnõ/Xokleng, onde estão expostos utensílios e fotos que contam a história e atualidade do povo e a exposição e venda de artesanato típico.
 
Posteriormente, realizaram uma visita à Escola EIEF Vanhecu Patté, quando conheceram o currículo desta escola, com a forma específica de interpretar o mundo, espaço de pertencimento étnico, revitalização de valores e práticas socioculturais próprias em consonância com sua história e cultura, em seus distintos modos de ser, saber e viver Laklãnõ/Xokleng.
 
Esta vivência proporcionada aos estudantes do PROESDE/Licenciatura (ou futuros professores da Educação Básica), atende aos dispositivos da Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade da oferta da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino do ensino.  
“Neste dia os estudantes tiveram oportunidade de estar face a face com vivências e interações com o sujeito indígena. Prática pedagógica que contribui para o reconhecimento de povos indígenas que tem rosto, voz, corpo, sabedoria e vida, como o povo milenar Laklãnõ/Xokleng, último grupo remanescente desta etnia no planeta”, afirma a professora Elenir Roders Budag, do Departamento de Educação e Coordenadora do PROESDE Licenciatura FURB.