51 anos: CMU disponibiliza arquivos inéditos em meio digital

51 anos: CMU disponibiliza arquivos inéditos em meio digital

Foto: Divulgação

Para comemorar os 51 anos de fundação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), lembrados neste dia 2 de maio, o Centro de Memória Universitária (CMU) decidiu disponibilizar arquivos inéditos em meio digital.
 
Trata-se do Jornal Vitrine, um periódico que circulou no período de 1984 a 1986. “É uma fase que relembra a prioridade da construção de um prédio próprio para a Biblioteca (que completou 47 anos no dia 28 de abril) e dos os esforços para fazer esta Instituição ser reconhecida pelo Conselho Federal de Educação como Universidade”, destaca Liane Kirsten Sasse, coordenadora do CMU, técnica em arquivo e bacharel em História e com Pós-Graduação em História em Acervos.
 

Liane lembra que o Jornal Vitrine, juntamente com outros jornais institucionais já publicizados e outros que já estão em fase de preparação como: Boletim Universitário 1º Fase 1969 a 1974, Boletim Universitário 2º Fase 1976 a 1979 e Boletim da FURB 1986 a 1986, tem por objetivo divulgar o acervo do CMU, “além de tornar mais acessível a história da FURB para todos e possibilitar/ despertar interesse para pesquisas”, disse.
 
O CMU
O Centro de Memória Universitária (CMU/FURB), vinculado à Biblioteca Universitária, tem por finalidade uniformizar a produção documental e os procedimentos que envolvem a gestão arquivística de documentos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em decorrência do exercício de suas atividades.
 
O CMU/FURB tem sob sua custódia os documentos (gráficos e iconográficos) e peças museológicas oriundos das Unidades/Setores da Instituição, que apresentam valor informativo, administrativo, probatório, científico, histórico e cultural.
 
 
A imagem que ilustra esta notícia foi produzida pela equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM) da FURB.