Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Rafael Zimmermann
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Business Intelligence
 
Introdução:
Em meados da década de 90, o homem passa a ser encarado como um dos bens mais valiosos das empresas, participando de programas de reciclagem e aprimoramento a fim de valorizar o capital das corporações. Após mais uma década, uma nova corrente começa a se fortalecer, sugerindo que o verdadeiro capital das companhias não são seus colaboradores, mas sim suas informações (LEME FILHO, 2004, p. 21). A forma de gerir informação em uma empresa faz com que a mesma obtenha ou não sucesso, delineia a sua vitalidade, e torna-a objeto de desejo de clientes (GATES, 1999, p.21). Inserido neste novo cenário em que a essência das organizações está na forma de gerir informações, manifesta-se a necessidade de adquiri-las de forma ágil e eficaz provendo aos executivos alicerces em sua tomada de decisão. A falta de informação em tempo hábil pode causar um problema à empresa, uma vez que as tomadas de decisão serão empíricas ao invés de embasadas em dados reais. Torna-se assim, imprescindível à utilização de tecnologias capazes de resgatar os dados e transformá-los em informações. Uma das tecnologias em evidência no mercado é o Sistema de Apoio à Decisão (SAD), capaz de auxiliar companhias a gerir informações. Outra tecnologia em destaque é o Business Intelligence (BI) que segundo Leme Filho (2004, p.03), “é a reunião de diversos recursos usados para extrair, transformar e analisar grandes volumes de dados, produzindo conhecimento capaz de auxiliar a empresa a tomar decisões de negócio com mais garantia de sucesso”. O intuito deste trabalho consiste em disponibilizar ao executivo um diferencial competitivo através de uma ferramenta implementada utilizando SAD e a tecnologia BI. Nesta ferramenta o executivo pode manipular dados, gerando relatórios específicos às necessidades vigentes da empresa, estes relatórios podem propiciar ameaças e oportunidades de negócios, aliado ao nível de conhecimento desse gestor. Este recurso visa aproveitar oportunidades de primeira mão, converter ameaças em boas chances de lucro e aumentar a capacidade de resposta à mudança, de acordo as características de seu nicho de mercado. Por fim, para validação desta ferramenta pretende-se aplicar no setor alimentício, mais especificamente em uma empresa situada na região do Vale do Itajaí - SC.