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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabricio Oliveria
Título: Software de Apoio à Gestão de Solicitação de Mudanças
 
Introdução:
O mercado exige cada vez mais que os produtos de software tenham qualidade. A demanda por qualidade e a necessidade de um padrão internacional, na tentativa de aprimorar e aperfeiçoar o processo de desenvolvimento para que se obtenha um produto final com qualidade, fez surgir vários modelos e normas de qualidade de software. Entre estes modelos e normas se encontram o Capability Maturity Model Integration (CMMI), ISO 9000-3 e a ISO/IEC 15504. Para alcançar a qualidade é necessário que a organização implante um processo de desenvolvimento de software que estabeleça etapas bem definidas e que seja adequado à cultura organizacional da empresa (ROCHA; MALDONADO; WEBER, 2001, p. 22). Entre estas etapas existe a manutenção de software. De acordo com Pressman (2002, p. 786), cerca de 70% dos investimentos da área de desenvolvimento de software são realizados com o objetivo de manter produtos desenvolvidos anteriormente. A manutenção de software pode ser responsável por mais de 60% de todo o esforço despendido por uma organização de desenvolvimento e a porcentagem continua a crescer à medida que mais software é produzido. Segundo Sommerville (2003, p. 515), é impossível produzir sistemas de qualquer tamanho que não precisem ser modificados. Assim que o software é colocado em uso, novos requisitos emergem e os requisitos existentes são modificados à medida que a empresa que executa esse software passa por modificações. Na maioria das empresas as manutenções são mal estruturadas e feitas de maneira desorganizada e individualizada, quase que intuitivamente, sem cumprimento de métodos ou padrões específicos (HOPPE, 1999, p. 15). Preocupados com as constantes mudanças nos sistemas, muitas empresas optam por processos que contribuam no gerenciamento destas mudanças. O objetivo do controle de mudanças com processos padronizados documentados é assegurar que as alterações feitas em um projeto sejam consistentes, que os envolvidos sejam informados do estado do produto, das modificações feitas e do impacto gerado por essas mudanças (RATIONAL SOFTWARE, 2001). Devido a estas constantes mudanças nos softwares, existem hoje no mercado metodologias e normas muito aceitas para a produção e gerenciamento de software. Um exemplo é a norma ISO/IEC 15504, que possui processos de software bem definidos, que tratam das questões relacionadas à gestão de mudanças (INTERNATIONAL ORGANIZATIONS FOR STANDARDIZATION AND THE INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION, 2006). Pretendem-se então, desenvolver um software de gerência de solicitações de mudanças, que atenda a maior parte das exigências da norma ISO/IEC 15504, auxiliando as empresas na criação, definição e gerenciamento das solicitações de alteração de sistemas. Espera-se desta forma que este software seja útil para as empresas no gerenciamento de um processo crítico e caro como a manutenção.