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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Wellington José Schmitt
Título: Protótipo de Futebol de Robô da Categoria F180
 
Introdução:
A copa mundial de futebol de robôs (RoboCup) é uma competição que tem por objetivo desenvolver pesquisas em Inteligência Artificial (IA) e promover o avanço da robótica através de jogos de futebol entre robôs autônomos. KITANO (1998, p.3) cita como maior objetivo até o ano 2050 o desenvolvimento de uma equipe de robôs humanóides totalmente autônomos capazes de derrotar a equipe humana campeã mundial de futebol. A RoboCup tem várias modalidades, sendo seu foco principal a modalidade de futebol de competição compostas por várias categorias, entre as quais: simulação (simulation league), pequenos (small size league), médios (middle size league), quatro patas (four-legged league), humanóides (humanoid league) e robôs para aplica¸c˜oes do dia-dia (robocup@home). A categoria small size league, conhecida também por F180 (em alusão ao tamanho limite do robô de 180 mm de diâmetro), a qual é foco deste trabalho, consiste em duas equipes de não mais que cinco robôs, sendo um goleiro. O campo é do tamanho de uma mesa de pingue-pongue, com uma bola de golfe na cor laranja. A partida é composta de dois tempos de 10 minutos cada. Na primeira edição do evento, ocorrida em 1997 na cidade de Nagoya no Japão, participaram 38 equipes representando 11 países. Já na edição de 2005, em Osaka, também no Japão, participaram 419 equipes representando 35 países (ROBOCUP, 2006). Estes números confirmam o aumento do interesse da comunidade científica em torno da competi ção, porém muitos pesquisadores da área de IA não têm afinidade ou mesmo interesse em desenvolver hardwares para poderem participar da RoboCup. Assim, diante do exposto com o presente trabalho desenvolve-se um protótipo de um robô seguindo as regras da categoria F180, provendo uma Application Program Interface (API) para abstrair os detalhes de operação do hardware a fim de facilitar o controle do robô.