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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Wellington José Schmitt
Título: Protótipo de Futebol de Robô da Categoria F180
 
Conclusão:
Desenvolver um protótipo de robô jogador de futebol é caro e complexo, a dificuldade de se encontra componentes e fabricar as peças necessárias são um agravante na busca de redução de custos, que para este trabalho foram investido cerca de setecentos reais. Os objetivos foram parcialmente atingidos, isto é a construção do hardware para controle dos motores e chassi foi bem sucedida, o mesmo apresenta mobilidade onidirecional, porém os motores não tiverem performance satisfatória. As regras das RoboCup foram cumpridas e a API proposta foi mais focada no controle dos motores do que o robô como um todo. A Fox Board teve uma importância fundamental para realização deste trabalho, pois apresenta um ambiente de alto nível para controle dos motores. A utilização de ferramentas abertas como o compilador GCC e a ferramenta case Umbrello, facilitaram o entendimento e desenvolvimento dos softwares. Para execução deste trabalho se fez necessário o estudo sobre construção de placa de circuito impresso, e a utilização dos CI L293B e LM339N. O protótipo desenvolvido poderá apresentar outras utilidades além da base de desenvolvimento para um robô jogador de futebol, tal como operações de telecomando ou mesmo exposições, onde é possível controlá-lo e visualizar o local por uma webcam acoplada ao protótipo. Sua principal limitação é falta de um controle eficiente de velocidade, o que limita a possibilidade de movimentos do protótipo e os motores que algumas vezes falha ao arranque devido seu baixo torque. A interdisciplinaridade atingida com o desenvolvimento deste trabalho possibilitou a aquisição de mais conhecimentos e experiência nestas diversas áreas.