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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Claudio José Estacio
Título: Implementação de Importação e Visualização de Modelos de Personagem Não Jogador (PNJ) na Mobile 3D Game Engine (M3GE)
 
Introdução:
Os jogos eletrônicos são uma opção de entretenimento que sempre despertou interesse nas pessoas, principalmente os mais jovens. Os jogos estão se modernizando constantemente e, entre as mais importantes inovações está a utilização de animação tridimensional (3D). Em poucos anos a evolução dos jogos em consoles e computadores modificaram sua simplicidade dos gráficos em duas dimensões (2D) e sons reproduzidos com algumas notas de bips para um mundo mais realista com gráficos 3D repletos de ação e sons com capacidade de envolver o jogador. Visto esse sucesso, pode-se afirmar que o mesmo acontecerá nos jogos para celulares. Atualmente a maioria dos jogos nesta plataforma são em 2D, mas já existe iniciativa para desenvolvimento em 3D. Para facilitar o desenvolvimento dos jogos, utilizam-se os motores, que são bibliotecas de software capazes de tratar a maioria das necessidades existentes na sua implementação. A Mobile 3D Game Engine (M3GE) é um motor de jogos para telefones celulares desenvolvido no Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) (GOMES; PAMPLONA, 2005). Ela é baseada na Java Mobile 3D Graphics API (M3G) (NOKIA, 2004) e já possui algumas funcionalidades implementadas, como, por exemplo, carregar e desenhar um ambiente 3D, criação de câmeras, tratamento de eventos, movimentação de personagens no cenário e tratamento de colisão. Cabe ressaltar que a M3GE é a primeira implementação livre de motor de jogos 3D em Java que se tem notícia. Este projeto detalha uma melhoria feita à M3GE que foi a integração de Personagem Não Jogador (PNJ). PNJs são os personagens presentes no jogo e que não são controlados pelo jogador, mas que se relacionam de alguma forma com ele. Por exemplo, num jogo de primeira pessoa existem na cena personagens que são inimigos do jogador e tem-se como objetivo acertar tiros neles. Estes personagens podem ter diversas aparências, isto depende dos modelos que foram desenhados e também de suas texturas. Deste modo tem-se no jogo a possibilidade de diversos inimigos, alguns parecidos mais com humanos, outros com figuras mitológicas, mutantes, robôs, entre outros. Estes personagens são criados com relação ao enredo do jogo. Para isso, foram agregadas ao motor funções capazes de importar e visualizar modelos animados de personagens no formato de arquivo Quake 2\\\\\\\'s Models (MD2) (HENRY, 2004). MD2 é um dos formatos mais populares para inclusão de PNJs em jogos 3D. Além de ser bem difundido, tem uma estrutura simples que facilita sua implementação e geralmente é um arquivo pequeno, o que é uma grande vantagem no caso de jogos em celulares, devido às limitações de processamento e memória deste tipo de dispositivo atualmente. Este formato tem por característica armazenar a animação do personagem quadro a quadro dentro do próprio arquivo. Para validar a implementação, foram feitos testes num emulador de celulares que imitam um aparelho com tecnologia M3G. Com isso pôde-se avaliar se a aplicação está preparada para os aparelhos móveis do mercado atual. Normalmente, os PNJs interagem com o jogador como se tivessem vida própria, e para isso são utilizados recursos de Inteligência Artificial (IA), mas pelo fato do presente trabalho estar voltado à importação e visualização do personagem, assuntos relacionados a IA não são tratados. Este trabalho demonstra-se de grande utilidade, pois visa o aumento na venda de dispositivos móveis que faz com que a exigência na qualidade das aplicações existentes neles também aumente. Assim acontece com os jogos, que começam a exigir maior realismo. Tendo em vista o fato da M3GE ser uma das iniciativas pioneiras a implementar um motor de jogos 3D para celulares utilizando a linguagem Java, a inserção de modelos de personagens animados 3D será de grande utilidade para desenvolvedores que a utilizarem.