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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Claudio José Estacio
Título: Implementação de Importação e Visualização de Modelos de Personagem Não Jogador (PNJ) na Mobile 3D Game Engine (M3GE)
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou um estudo e a implementação de recursos para inclusão de personagens não-jogadores na M3GE. Isto é feito através da leitura e visualização de modelos no formato M2D. A visualização dos modelos apresentou boa qualidade gráfica, entretanto, conclui-se que utilizar o arquivo MD2 para adicionar PNJ aos jogos é atualmente inviável no desenvolvimento de jogos comerciais perante a demora em renderizar os personagens nos atuais aparelhos de telefonia celular disponíveis no mercado brasileiro. Porém, acredita-se que este problema poderá ser contornado de duas formas. A primeira consiste na tendência de melhoria nos recursos de hardware dos futuros dispositivos móveis. A segunda consiste em utilizar técnicas de redução de nível de detalhe das malhas de polígonos dos modelos, diminuindo assim a carga de processamento gráfico exigida para renderização dos modelos. Acredita-se que isto pode trazer bons resultados, e justifica-se devido a baixa resolução gráfica dos visores dos atuais aparelhos celulares. Para testes e validação dos resultados, foi implementado um protótipo de jogo com mais de um PNJ em cena, entretanto, devido a limitações de memória dos dispositivos emulados, não foi possível visualizar animações dos modelos MD2. As ferramentas e tecnologias utilizadas facilitaram bastante o desenvolvimento do trabalho, principalmente na questão dos testes. Talvez a escolha de Java tenha dificultado a obtenção de um bom desempenho do projeto, pelo fato ser uma linguagem interpretada. Porém, o foco principal em tecnologia móvel é criar algo que além de rápido seja portável visto a grande quantidade de modelos de celulares que existem, e portabilidade é uma das grandes vantagens da utilização da linguagem Java neste contexto. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que é possível utilizar o arquivo MD2 para a manipulação de personagens em motores de jogos para dispositivos móveis, apesar da demora na execução. Desta forma, abre-se a possibilidade de desenvolvimento de estudos que possibilitem novas descobertas para viabilizar a utilização de MD2 para dispositivos móveis, especialmente considerando as animações dos modelos como um requisito altamente desejável para o desenvolvimento de jogos com NPCs.