Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabrício Toresan
Título: Estudo da Aplicação de Web Semântica para Desenvolvimento de Aplicações voltadas para Comércio Eletrônico
 
Introdução:
A Web está passando por mudanças e vários esforços estão sendo feitos para que ela se desenvolva e evolua de forma que se transforme no conceito conhecido como Web semântica. Segundo Thuraisingham (2002), para fornecer um melhor suporte para o comércio eletrônico, precisa-se de avanços no gerenciamento das bases de dados da Web, e isto poderá ser alcançado quando se utilizar semântica para descrever os dados, tornando-os mais “inteligentes”. Hoje um dos formatos mais adotados para representar os dados na Web é o formato XML, que apesar de ser um formato flexível para integração entre aplicações tem limitações, obrigando os programadores destas aplicações a conhecer a estrutura dos documentos XML. Com semântica o próprio software pode analisar, interpretar e extrair informações dos dados de maneira automatizada, pois os dados estarão unidos com a representação do seu significado para a máquina.
Este trabalho pretendeu realizar um estudo da utilização de Web semântica para desenvolver ferramentas mais avançadas de e-commerce, que utilizem recursos concebidos nesta nova Web que está surgindo. A proposta da Web semântica é aprimorar a Web, para que o computador tenha mais capacidade de interpretar e utilizar seus documentos para extrair informações, tarefa que hoje está, na maioria dos casos, sob responsabilidade do ser humano. Neste trabalho foi desenvolvido o protótipo de uma aplicação que faça uso das tecnologias relacionadas a Web semântica e que possam ser utilizadas tanto para business-to-business (B2B), através de integração automatizada entre corporações, como para business-to-consumer (B2C), utilizando mecanismos mais sofisticados para oferecer serviços aos clientes.
Os dois principais problemas abordados neste trabalho são mencionados por Daconta, Obrst e Smith (2003), sendo o primeiro a sobrecarga de informação, problema que vem sendo alertado a cinqüenta anos por especialistas e dificulta cada vez mais a procura pela informação que é interessante para atender uma necessidade de um usuário em busca de um serviço, por exemplo. O outro problema é os autores chamam de “stovepipe systems”, que denotam sistemas onde os componentes são projetos para funcionarem apenas entre si e não podem ser compartilhados por outros sistemas ou organizações que precisam dele, dificultando transações comerciais entre organizações. O primeiro problema ocorre em negociações do tipo B2C, ou seja, um usuário buscando serviços num site de uma corporação para realizar um negócio. Segundo Zhao e Sandahl (2003), hoje para consumir dados remotos, uma entidade precisa confrontar com dois empecilhos: como acessar os dados e como entender seu significado. O segundo problema se deve ao custo alto que a integração entre aplicações na Web exige, além de uma dificuldade em encontrar potenciais parceiros de B2B de maneira automatizada nos registros públicos existentes.
Diante deste cenário, o trabalho proposto estudou como a Web semântica pode ser útil. Este estudo apresentou um protótipo aplicando alguns conceitos apresentados, com a funcionalidade de publicar serviços que possuam semântica na Web, ou seja, o seu significado pode ser entendido pelas máquinas, para demonstrar como funcionaria a Web semântica num ambiente real. Isto pretende resolver alguns dos problemas nas relações de B2B, pois dessa forma uma organização pode ter softwares que descubram serviços de potenciais parceiros automaticamente. O trabalho também demonstrará como serviços podem ser executados de maneira “orquestrada”, isto é, um serviço chama outro de maneira automática realizando tarefas complexas, aonde um serviço apenas não resolve o problema. Tudo isso irá reduzir a intervenção humana nas negociações de e-commerce, e o esforço hoje desprendido por pessoas se transfere para as máquinas que com a Web semântica podem perfeitamente realizá-los.