Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabio Soethe
Título: Ferramenta para Gerenciamento de Tempo de Projetos
 
Introdução:
De acordo com Vargas (2002), Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto.
O Project Management Institute (PMI), entidade internacional sem fins lucrativos que congrega os profissionais que atuam em áreas relacionadas à Gerência de Projetos, é pioneiro na regulamentação e distribuição do conhecimento referente à disciplina de gerência de projetos. O PMI especificou alguns procedimentos que visam padronizar a teoria associada à gerência de projetos. A teoria de gestão definida pelo PMI está registrada em um documento chamado Project Management Body of Knowledge (PMBOK).
O objetivo do gerenciamento de projetos é assegurar que processos particulares sejam seguidos, coordenando e monitorando as atividades da engenharia do produto. Um processo de gerenciamento de projeto deve identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, as tarefas e os recursos necessários para um projeto produzir um produto e/ou serviço de acordo com seus requisitos(Martins, 2002).
A Gerência de Projetos é dividida em nove áreas de aplicação, que segundo o PMI (2000), descrevem-se assim:
a) Gerência de Integração;
b) Gerência de Escopo;
c) Gerência de Tempo;
d) Gerência de Custo;
e) Gerência da Qualidade;
f) Gerência dos Recursos Humanos;
g) Gerência das Comunicações;
h) Gerência dos Riscos;
i) Gerência de Aquisições;