Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabio Soethe
Título: Ferramenta para Gerenciamento de Tempo de Projetos
 
Conclusão:
Durante o desenvolvimento deste trabalho foram apresentados os principais conceitos e características do Gerenciamento de Projetos, de acordo com o modelo definido pelo PMI, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK). De forma mais aprofundada, foram estudadas as técnicas de Gerência de Tempo definidas pelo PMBOK, sendo esta área de conhecimento a base para especificação e desenvolvimento da ferramenta.
O objetivo do gerenciamento de tempo de projetos é assegurar que o projeto possa ser executado dentro do prazo previsto para a sua realização. As atividades da Gerência de Tempo iniciam-se com a Definição das Atividades, Seqüenciamento das Atividades, Estimativa da duração das atividades e completam-se com o Desenvolvimento do Cronograma e Controle do Cronograma.
O objetivo geral do trabalho que é desenvolver uma ferramenta de apoio ao gerenciamento de projetos, foi atingido. O sistema foi desenvolvido utilizando-se da linguagem de programação Object Pascal e banco de dados Interbase. Foram desenvolvidos quatro cadastros básicos: projetos, fases, atividades e dependências. Após passar por esses cadastros o usuário ou gerente de projeto poderá gerar o cronograma previsto do projeto e com o decorrer do projeto poderá ser feito o acompanhamento das atividades pela tela de cronograma real do projeto.
Em relação aos objetivos específicos (especificar e implementar a ferramenta de acordo com as diretrizes estabelecidas no manual PMBOK e Identificar as atividades consideradas como caminho crítico do projeto), foram atingidos. A ferramenta considera todas as atividades da Gerência de Tempo definidas pelo PMBOK, que são: Definição das Atividades, Seqüênciamento das Atividades, Estimativa da Duração das Atividades, Desenvolvimento do Cronograma e Controle do Cronograma. Além disso permite que seja visualizado as atividades consideradas críticas no projeto.
O ambiente de programação Delphi atendeu plenamente às necessidades de implementação tendo em vista os objetivos do trabalho, assim como o Interbase, que foi utilizado como sistema gerenciador de banco de dados.
A ferramenta desenvolvida poderá servir como auxilio em disciplinas de gerenciamento de projeto, já que contempla os principais requisitos do PMBOK e se caracteriza pela facilidade de uso.