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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Ricardo Freese
Título: Sistema de Informação WEB para Agência de Turismo Baseado em Clickstream
 
Introdução:
De acordo com a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), o setor de turismo é considerado um dos setores que mais crescem na economia mundial. Cada vez mais pessoas em todo o mundo encontram nas viagens a melhor alternativa para preencher seu tempo livre (ABAV, 1997). Conforme Marques (2000), a atividade turística gera uma quantidade muito grande de informações que têm importância e valor estratégico nos negócios turísticos. Isso significa que a informação deve ser tratada como um elemento de estratégia e planejamento organizacional/institucional. Em um mercado competitivo como o das Agências de Turismo é fundamental que se tenham informações precisas e principalmente tomada de decisões corretas para uma boa administração. Administrar um serviço envolve realizar uma série de tarefas rotineiras, mas para administrar, também é preciso tomar decisões. Segundo Dalfovo (2000), a informação é tão importante que passa a ser o centro das atividades nas empresas. Quem tiver mais informação e com qualidade poderá ser mais competitivo no mercado. Conforme Laudon (1999), um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação para facilitar a coordenação, o controle, a análise, a visualização e o processo decisório. De acordo com Stair (1998), um sistema de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Segundo Mcgee (1994), apesar do grande número de dados gerenciados por sistemas informatizados, muitos especialistas estimam que dados computadorizados constituem menos de 10% dos recursos de informação numa organização de médio porte. De acordo com Laudon (1999), a carência de informações necessárias para a tomada de decisão é a principal deficiência do estado atual da administração de serviços Web. A internet, uma rede global de redes interligadas, está expandindo o papel dos sistemas de informações nas organizações e na vida diária porque facilita a troca de informações por diferentes tipos de computadores em diferentes localizações. A rede mundial é um recurso da internet que pode exibir informações como páginas eletrônicas que contêm texto, gráficos, áudio, vídeo e links para outras páginas Web. Há muito pouca informação guiando a administração de serviços Web. Os dados históricos sobre o funcionamento desse serviço raramente são utilizados ou, quando o são, quase nunca não são utilizados da maneira mais efetiva. Contribui para isso a ausência de tecnologias para guardar o histórico do funcionamento de um serviço Web e permitir a posterior análise desses dados. Entre outras tecnologias existentes no mercado, a técnica de Clickstream é uma que pode resolver esta dificuldade. De acordo com Voelcker (2000), a adoção de Websites pelas empresas e o crescimento do uso da Web por usuários, tanto domésticos quanto corporativos, a empresa que melhor conhecer seu cliente Web terá um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Clickstream, que é um registro de todos os gestos feitos por qualquer visitante a um Website. Com a falta de informação em portais de agências de turismo para tomada de decisões, viu-se a necessidade, conforme uma agência de turismo na cidade de Timbó/SC, de aplicativos nos quais fossem alimentadas informações sobre o perfil do cliente e quais os pacotes que mais interessam a agência manter.