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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Léo Jonathan Faht
Título: Desenvolvimento de Software e Hardware para Digitalização de Pontos 3D
 
Introdução:
Atualmente sistemas de modelagem geométrica tridimensional são muito utilizados em diversas áreas e em diversos tipos de aplicações. No entanto, existem objetos que apresentam muita complexidade em sua forma dificultando bastante a sua modelagem. Para estes objetos, a maneira mais fácil de alcançar seu modelo geométrico com perfeição, é realizar a digitalização do objeto real. Este processo é denominado de “engenharia reversa” (VÁRADY, 1997). Os equipamentos que digitalizam objetos tridimensionais são chamados de scanners 3D (tridimensionais). Eles se dividem de acordo com o método utilizado para captura de coordenadas, que podem ser: acústicos, magnéticos, ou através de toque no objeto, como está sendo proposto neste trabalho. Pode-se dividir o processo de digitalização apresentado em duas etapas: uma para coletar coordenadas 3D na superfície do objeto e a outra que consiste em efetuar um processamento, conhecido como triangulação, para formar uma malha de faces triangulares com base nos pontos capturados. Na etapa de digitalização, optou-se por um hardware que utilize o toque no objeto para a captura de coordenadas, porque pode ser desenvolvido com custo significativamente inferior a um outro, como por exemplo, um scanner a laser. As técnicas de reconstrução das superfícies a partir da nuvem de pontos normalmente são complexas. Algumas levam em consideração a topologia do objeto que foi digitalizado, outras utilizam parâmetros de orientação nos pontos capturados, ou ainda, impõe restrições quanto à topologia do objeto a ser digitalizado. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de software e do hardware necessários para realizar a digitalização de coordenadas 3D, possibilitando ao final do processo que o usuário visualize o objeto digitalizado no ângulo desejado.