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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Léo Jonathan Faht
Título: Desenvolvimento de Software e Hardware para Digitalização de Pontos 3D
 
Conclusão:
A construção de hardware e software de um digitalizador tridimensional foi concluída. Com o trabalho desenvolvido é possível capturar coordenadas da superfície de um objeto, visualizar os pontos capturados e também realizar a triangulação para visualizar a superfície formada pelos triângulos gerados na triangulação. A captura de coordenadas apresentou um erro médio de 1%. Este erro ocorreu, devido à baixa resistência da madeira e à utilização de métricas manuais para realizar os furos perpendiculares à sua superfície. Outro fator foi a fixação e o alinhamento dos imãs e encoders, que necessitavam de muita precisão, dificilmente alcançada por um trabalho artesanal, onde qualquer milímetro fora do especificado no datasheet (AUSTRIAMICROSISTEMS, 2005) deixa margens para pequenos erros de posição que acabam interferindo no resultado final. O processo de aquisição de dados, que envolve a leitura dos sensores e o cálculo das coordenadas, está funcionando perfeitamente, então a precisão das coordenadas capturadas depende exclusivamente da capacidade do hardware. Todas as técnicas de reconstrução de superfícies a partir da nuvem de pontos citadas na seção 2.6 têm restrições quanto à qualidade dos pontos capturados. Normalmente são capturados com scanners a laser e capturam milhares de pontos em uma pequena área. Como no presente trabalho coletam-se poucos pontos, estas técnicas não puderam ser aplicadas, e para realizar a triangulação, foi criada uma técnica de reconstrução que define algumas restrições para a fase de captura dos pontos. Técnica esta, especificada no item 3.3.3. Os resultados obtidos foram satisfatórios, porém ainda estão longe de resultados ideais. Com uma fonte financiadora para melhorias de hardware, e estudos para tornar a aplicação mais robusta, seria possível melhorar o projeto, tornando possível a sua utilização em projetos que possuem a necessidade de realizar engenharia reversa de objetos, apresentando ao final uma captura de coordenada de melhor qualidade.