Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rulye Nazario de Oliveira
Título: Desenvolvimento de um Protótipo de Hardware e Software para Implementação de um Jogo com Pistola
 
Introdução:
Desde que os computadores surgiram, há uma crescente procura por jogos eletrônicos. Eles estão cada vez mais complexos e interativos.
Os primeiros jogos apresentavam uma resolução gráfica não muito agradável com poucas cores e recursos limitados. Com a inovação dos computadores com suas placas de vídeo e recursos cada vez mais poderosos, os jogos também se inovaram. Há jogos com milhões de cores, imagens em três dimensões e com alta qualidade de vídeo e som que atraem a atenção dos jogadores.
Atualmente, os jogos estão cada vez mais interativos de tal forma que os jogadores não apenas vêem o monitor de vídeo, mas entram no jogo utilizando outros sentidos humanos além da visão e da audição. Há jogos com aparelhos que aguçam os sentidos humanos simulando a realidade. Por exemplo, os jogos com pistolas. Eles permitem que o usuário mire o alvo simulando o uso de uma pistola real.
Os jogos com pistola são um exemplo de multimídia. Segundo Vaughan (1994), multimídia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo transmitido pelo computador. Além disso, segundo Gibbis (1995, p. 5) a pistola pode ser classificada como um dispositivo de interação, pois abre as possibilidades de interagir com o sistema e fornece controle direto sobre a aplicação como outros dispositivos semelhantes, por exemplo mouse e joystick.
De acordo com 3Dzonemaster (2003), a maioria dos jogos opera em duas dimensões. O mouse permite mirar de cima e para baixo, de um lado para o outro. Da mesma forma o joystick também permite orientação para cima, para baixo, para esquerda e direita. Em jogos em três dimensões faz-se o uso de mais de um dispositivo. Com o teclado se faz a orientação e o controle da direção para caminhar no espaço. E com o mouse são feitos a mira e o tiro.
Alguns jogos usam uma pistola como dispositivo de interação para mirar e atirar. O usuário mira a arma na tela de vídeo e atira. Se o usuário acertou, o alvo explode. Segundo Howstuffworks (2003) para criar este efeito, a pistola interage com o computador para detectar a coordenada de vídeo de onde o usuário está mirando. Este dispositivo pode ser relacionado com o uso do mouse, onde o usuário aponta a seta no lugar desejado e pressiona o botão do mouse. A pistola poderia ser substituída pelo uso do mouse para o usuário mirar os alvos e atirar, porém a pistola aguça a coordenação motora do usuário ao usar os braços para mirar e atirar.
A interação entre pistola e computador não pode não deve interferir na qualidade de interação do jogo com o usuário. Os atos de atirar e detectar o alvo devem ser feitos em tempo real, sem latência. Os gráficos dos jogos devem ser desenhados em alta velocidade, de modo a não se perceber o tempo que o computador leva para calcular as reações de todo jogo às ações do usuário e o tempo de cálculo e desenho dos gráficos em vídeo. Da mesma maneira, a interação entre pistola e jogo deve ser rápida suficiente para contribuir com o andamento satisfatório do jogo.
A idéia de desenvolver um jogo com pistola surgiu na disciplina de Multimídia do curso de Ciências da Computação da FURB. Como trabalho final da disciplina, foi solicitado dentre outras coisas o estudo de um dispositivo de multimídia, no caso a pistola eletrônica. Este trabalho motivou a implementação de hardware e software de um jogo com pistola para o trabalho final de curso.
O trabalho aborda o desenvolvimento do hardware e do software como proposta para utilização em jogos com pistola. Aborda também a comunicação do hardware usando a porta paralela do computador. Há a implementação de três algoritmos de detecção do tiro. E o software desenvolvido demonstra o funcionamento do jogo e a relação entre pistola e computador.
Para a construção da pistola, são utilizados componentes eletrônicos de fácil acesso nas lojas da região. Pode servir de referência para aqueles que se interessam em eletrônica construam a sua própria pistola. Além disso, o trabalho envolve noções de ferramentas para computação gráfica para o desenvolvimento do jogo.