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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rulye Nazario de Oliveira
Título: Desenvolvimento de um Protótipo de Hardware e Software para Implementação de um Jogo com Pistola
 
Conclusão:
O trabalho apresentou o desenvolvimento de um protótipo de jogo com pistola. Apresentou-se a interação da pistola com o computador e como é detectado o alvo. Foi desenvolvido um hardware e implementado um software básico cumprindo os objetivos propostos.
O trabalho é multidisciplinar. Englobou conhecimento de algumas áreas da computação como eletrônica e computação gráfica. E o funcionamento como é o processo de detecção de tiro é pouco conhecido, apesar de estes jogos com pistola serem facilmente encontrados em casas de jogos.
Foram utilizados ferramentas portáveis e que oferecem muitos recursos para desenvolvimento de interfaces gráficas. Uma das dificuldades encontradas é o acesso à porta paralela em sistemas operacionais recentes como o Windows 2000. Estes sistemas bloqueiam o acesso para a leitura dos sinais da pistola. Por isso, foi utilizada uma DLL desenvolvida para estes ambientes para contornar este problema. Porém o uso desta DLL influencia na velocidade da leitura dos dados. A partir do momento que o jogo acessar com mais freqüência os sinais da pistola, a velocidade de todo o jogo pode ficar comprometida.
Para o desenvolvimento da pistola, foram utilizados componentes de baixo custo. O componente mais caro utilizado foi o amplificador operacional que custou U$ 0,17 sendo que a construção de toda a pistola não passou de R$ 4,00. Assim, o trabalho possui algumas limitações devido ao uso de dispositivos de baixo custo, diminuindo a precisão e a velocidade de detecção da coordenada do alvo. A fotocélula utilizada neste trabalho leva 150 milisegundos para estabilizar a resistência em função da luminosidade detectada, o que deixa a detecção lenta para um jogo, pois ela pode ser percebida pelo usuário. A precisão, ou seja, o tamanho do alvo a ser detectado e a distância da pistola até o monitor, depende do formato da pistola e se a luz incide paralelamente no sensor sem interferência da luminosidade do ambiente. Porém estas limitações não comprometem os objetivos propostos para o trabalho que era o desenvolvimento de um jogo com pistola como protótipo.