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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Daniel Jonas Heinrich
Título: Sistema de Apoio para o Diagnóstico de Defeitos em Equipamentos Eletrônicos Aplicado a Oficinas Eletrônicas Utilizando Raciocínio Baseado em Casos
 
Introdução:
De acordo com Fayyad (1996), antigamente as empresas eram um tanto quanto desorganizadas, permitindo que informações valiosas fossem esquecidas sem se preocupar em armazená-las para o uso futuro. Mais recentemente surgiu a preocupação das empresas em armazenar as informações de alguma forma. Porém, essas informações eram armazenadas de forma manual, sem um critério de organização. Isto não resolvia completamente o problema, porquê a recuperação destas informações era demorada e difícil. De acordo com Dalfovo (2000), o uso eficaz da informação nas organizações passa a ser um patrimônio, que é considerado um fator chave para o sucesso das organizações. Entende-se por organizações instituições privadas, públicas, indústrias, universidades, lojas, oficinas eletrônicas e outros. Conforme Ferreira (1989), oficina é um estabelecimento onde se consertam veículos automóveis, aparelhos ou objetos sem especificação. Pode-se concluir a partir desta definição que oficina eletrônica é um estabelecimento onde se consertam equipamentos eletrônicos, portanto é uma organização que necessita de informação. Todo este contexto também se aplica as oficinas eletrônicas que atualmente, em sua maioria, não possuem nenhum sistema informatizado para guardar informações relevantes para o bom funcionamento deste tipo de organização. As oficinas eletrônicas que possuem algum tipo de informatização, restringe-se apenas ao controle de entrada e saída de aparelhos, cadastro de clientes e fluxo de caixa, sendo que não possuem nenhum tipo de sistema informatizado para apoio ao diagnóstico de defeito nos aparelhos eletrônicos. De acordo com Furlan (1994), a informatização nas organizações é o desenvolvimento de vários sistemas para atender às necessidades básicas do negócio da empresa. Considerando-se que o objetivo de uma oficina eletrônica é a prestação de serviços com rapidez e qualidade, é de valiosa importância um sistema de apoio para o técnico especializado afim de aumentar a sua produtividade, rapidez do conserto e consequentemente a qualidade do serviço prestado. Observando-se que a informatização é baixa nas oficinas eletrônicas, sistemas de apoio ao técnico especializado são encontrados apenas em laboratórios de empresas de grande porte. Estes sistemas representariam um diferencial tanto para o técnico que teria uma ferramenta para auxiliá-lo, podendo inclusive armazenar o conhecimento adquirido com a solução de novos problemas, como para a oficina eletrônica que aumentaria a rapidez e a qualidade de seus serviços. Para auxiliar na resolução destes problemas propõe-se o desenvolvimento de um sistema de apoio ao diagnóstico de defeitos nos aparelhos eletrônicos, aplicado as oficinas eletrônicas. Para o desenvolvimento deste sistema se fará uso de uma das técnicas da Inteligência Artificial, a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), mais especificamente a técnica de recuperação de vizinho mais próximo. Conforme Abel (1996), nesta técnica de recuperação utiliza-se uma soma ponderada das características entre um novo caso e um armazenado no banco de dados. O sistema será especificado utilizando-se a metodologia de desenvolvimento de sistemas Análise Essencial de Sistemas. Conforme Varela (1998), RBC é uma técnica da Inteligência Artificial, cujo princípio básico é auxiliar na busca de uma solução para uma situação atual através da recuperação da solução de uma experiência passada semelhante. O RBC consiste em identificar a situação atual, buscar a experiência passada mais semelhante e aplicar o conhecimento desta experiência na situação atual. Segundo Shiller (1992), a Análise Essencial de Sistemas relaciona-se com eventos que interagem diretamente com o sistema. O sistema, por sua vez, possui um conjunto de reações que responderão aos eventos. Conforme Pompilho (1994), o modelo essencial é composto por Diagrama de Contexto, Lista de Eventos, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), Modelo Entidade-Relacionamento (MER) e Dicionário de Dados.