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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Débora Luciani Nazario
Título: Protótipo de um Sistema de Telefonia IP para Lans Baseado no Padrão SIP
 
Introdução:
O futuro das telecomunicações está na convergência das redes de dados e das redes de voz. Quando se fala em convergência na área de telecomunicações, refere-se à redução para uma única conexão de rede, fornecendo todos os tipos de serviços, com conseqüente economia de dinheiro.
As comunicações de voz baseadas na tecnologia Internet Protocol (IP) vêm se tornando uma alternativa cada vez mais viável à substituição dos modelos de telefonia convencional, em função do desenvolvimento de novas tecnologias que permitem dar suporte à transmissão de áudio em tempo real. Entende-se por transmissão de áudio em tempo real em redes de dados o termo Telefonia IP.
Segundo Mesquita (2002), estima-se que o serviço de voz sobre IP (VoIP), começará a ter maior representatividade a partir do segundo semestre de 2003. Esse avanço se dará com a utilização da tecnologia IP, suportando serviços de voz com mais qualidade de serviço, garantindo mobilidade, confiabilidade e flexibilidade tecnológica, fatores já existentes no serviço da Public Switched Telephonic Network (PSTN).
O princípio da comunicação da tecnologia IP é basicamente o mesmo da telefonia pública. Para realizar uma chamada são necessários protocolos de controle e sinalização para executar algumas tarefas como localização do usuário, notificação de chamada, início de transmissão de voz, finalização de transmissão de voz e desconexão.
Dentre os vários protocolos para transmissão de voz em uma Local Area Network (LAN) existentes no mercado, tem-se uma nova tecnologia do Internet Engineering Task Force (IETF), equivalente ao padrão H.323 do International Telecom Union (ITU-T), chamada Session Initiation Protocol (SIP) que difere por sua simplicidade, velocidade, uso de multicast, uso de URLs, priorização de chamadas e codificação de texto. O padrão SIP é uma pilha de protocolos onde a conexão pode ser estabelecida utilizando-se sinalização User Datagram Protocol (UDP) ou Transmission Control Protocol (TCP).
O SIP é um protocolo de controle/sinalização usado para iniciar, modificar ou terminar sessões ou chamadas multimídia entre usuários.
A IETF propôs o padrão SIP utilizado por este trabalho, e que tem as seguintes funcionalidades:
a) a localização de usuários;
b) estabelecimento de chamadas;
c) suporte a unicast ou multicast.
Para a transmissão do fluxo de voz, utiliza-se o protocolo da camada de aplicação do modelo de referência Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) denominado Real Time Protocol (RTP). O RTP utiliza o serviço de transporte User Datagram Protocol (UDP) para transmitir os pacotes.
O RTP é o protocolo padrão para dados de áudio e vídeo que necessitam ser transmitidos em tempo real, tais como áudio na telefonia IP. O protocolo RTP utiliza conjuntamente um protocolo de controle chamado Real Time Control Protocol (RTCP), que provê suporte a aplicações com características de transmissão de dados em tempo real, como por exemplo, controle sobre as informações individuais da conexão de cada usuário participante da sessão.
Este trabalho tem como objetivo aproveitar as facilidades da tecnologia IP propondo o uso desta tecnologia em substituição à infra-estrutura do sistema telefônico convencional, utilizando o uso de tecnologias abertas que estão se tornando padrão no mercado, evitando a dependência por tecnologias proprietárias.
Quanto ao protótipo, será implementado um software para a comunicação entre computadores de uma mesma LAN, utilizando a telefonia sobre IP, através da utilização do protocolo SIP e RTP, ambos do IETF, que farão o transporte da voz entre os recursos de rede utilizados, com o propósito de reduzir sensivelmente os custos inerentes à telefonia convencional utilizada atualmente.
O futuro das telecomunicações está na convergência das redes de dados e das redes de voz. Quando se fala em convergência na área de telecomunicações, refere-se à redução para uma única conexão de rede, fornecendo todos os tipos de serviços, com conseqüente economia de dinheiro.
As comunicações de voz baseadas na tecnologia Internet Protocol (IP) vêm se tornando uma alternativa cada vez mais viável à substituição dos modelos de telefonia convencional, em função do desenvolvimento de novas tecnologias que permitem dar suporte à transmissão de áudio em tempo real. Entende-se por transmissão de áudio em tempo real em redes de dados o termo Telefonia IP.
Segundo Mesquita (2002), estima-se que o serviço de voz sobre IP (VoIP), começará a ter maior representatividade a partir do segundo semestre de 2003. Esse avanço se dará com a utilização da tecnologia IP, suportando serviços de voz com mais qualidade de serviço, garantindo mobilidade, confiabilidade e flexibilidade tecnológica, fatores já existentes no serviço da Public Switched Telephonic Network (PSTN).
O princípio da comunicação da tecnologia IP é basicamente o mesmo da telefonia pública. Para realizar uma chamada são necessários protocolos de controle e sinalização para executar algumas tarefas como localização do usuário, notificação de chamada, início de transmissão de voz, finalização de transmissão de voz e desconexão.
Dentre os vários protocolos para transmissão de voz em uma Local Area Network (LAN) existentes no mercado, tem-se uma nova tecnologia do Internet Engineering Task Force (IETF), equivalente ao padrão H.323 do International Telecom Union (ITU-T), chamada Session Initiation Protocol (SIP) que difere por sua simplicidade, velocidade, uso de multicast, uso de URLs, priorização de chamadas e codificação de texto. O padrão SIP é uma pilha de protocolos onde a conexão pode ser estabelecida utilizando-se sinalização User Datagram Protocol (UDP) ou Transmission Control Protocol (TCP).
O SIP é um protocolo de controle/sinalização usado para iniciar, modificar ou terminar sessões ou chamadas multimídia entre usuários.
A IETF propôs o padrão SIP utilizado por este trabalho, e que tem as seguintes funcionalidades:
a) a localização de usuários;
b) estabelecimento de chamadas;
c) suporte a unicast ou multicast.
Para a transmissão do fluxo de voz, utiliza-se o protocolo da camada de aplicação do modelo de referência Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) denominado Real Time Protocol (RTP). O RTP utiliza o serviço de transporte User Datagram Protocol (UDP) para transmitir os pacotes.
O RTP é o protocolo padrão para dados de áudio e vídeo que necessitam ser transmitidos em tempo real, tais como áudio na telefonia IP. O protocolo RTP utiliza conjuntamente um protocolo de controle chamado Real Time Control Protocol (RTCP), que provê suporte a aplicações com características de transmissão de dados em tempo real, como por exemplo, controle sobre as informações individuais da conexão de cada usuário participante da sessão.
Este trabalho tem como objetivo aproveitar as facilidades da tecnologia IP propondo o uso desta tecnologia em substituição à infra-estrutura do sistema telefônico convencional, utilizando o uso de tecnologias abertas que estão se tornando padrão no mercado, evitando a dependência por tecnologias proprietárias.
Quanto ao protótipo, será implementado um software para a comunicação entre computadores de uma mesma LAN, utilizando a telefonia sobre IP, através da utilização do protocolo SIP e RTP, ambos do IETF, que farão o transporte da voz entre os recursos de rede utilizados, com o propósito de reduzir sensivelmente os custos inerentes à telefonia convencional utilizada atualmente.