Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Débora Luciani Nazario
Título: Protótipo de um Sistema de Telefonia IP para Lans Baseado no Padrão SIP
 
Conclusão:
Durante as etapas de pesquisa e desenvolvimento do trabalho, foi possível constatar que apesar da Telefonia IP ter se transformado rapidamente em uma indústria, a tecnologia envolvida é relativamente recente, encontrando obstáculos como a estrutura de rede a ser envolvida para a transmissão de áudio em tempo real.
O uso do padrão SIP, um protocolo extremamente simples se comparado com protocolos já utilizados para a tecnologia de voz sobre IP, foi dificultado pela limitação de material de pesquisa para a fundamentação teórica. O SIP é um protocolo especificado na RFC 3261 do IETF e que trata da negociação de mensagens com o objetivo de estabelecer a comunicação entre dois ou mais usuários, seja dentro de uma mesma LAN (objetivo deste trabalho) ou na rede mundial de computadores. A negociação das mensagens para estabelecimento e encerramento da comunicação é feita somente através de dois envios de mensagens pelo originador da chamada e do envio de uma mensagem pelo receptor da chamada. Durante a negociação das mensagens SIP a sessão é criada a partir do uso de bibliotecas e componentes que utilizam o protocolo RTP.
O protocolo RTP é o ideal para transmissão de dados em tempo real e seu uso foi possível graças ao uso das bibliotecas JVOIPLIB encontradas para C++, linguagem esta utilizada na implementação do protótipo através do ambiente de programação Borland C++ Builder. Assim como na implementação que utilizou o ambiente mais apropriado para o seu desenvolvimento, para a especificação foi utilizada uma das ferramentas mais utilizadas para a orientação a objetos e UML, o Rational Rose. Ambos supriram todas as necessidades de que este trabalho exigiu.
Durante a fundamentação deste trabalho algumas técnicas de compressão de áudio foram citadas, apesar disso a compressão utilizada foi a compressão default das bibliotecas utilizadas chamada DPCM.
A implementação do protótipo no ambiente de programação Borland C++ Builder utilizou um componente para que fosse possível o uso do protocolo UDP chamado NMUDP que necessita dentre outros atributos a porta local e o IP do receptor. Informações estas previamente cadastradas, por se tratar de uma LAN onde os IPs são eventualmente fixos.
A grande vantagem na utilização deste protótipo de transmissão de áudio em tempo real, é o estabelecimento da comunicação em uma LAN a custos menores em relação ao da telefonia convencional.