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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Paulo de Sousa
Título: Avaliação da Qualidade do Processo de Manutenção de Software Utilizando a Norma NBR ISO/IEC 12207
 
Introdução:
A intensificação da competição entre empresas e a caracterização da tecnologia como área estratégica, delineia um cenário em que o software se apresenta como elemento crítico. Visando eliminar este gargalo, definido como “A Crise do Software” desde fins da década de sessenta, várias iniciativas tem sido tomadas no sentido de definir e aplicar métodos e mecanismos que viabilizem um controle efetivo sobre o desenvolvimento, bem como um aumento na qualidade e produtividade (Parikh, 1990). Segundo Rocha (2001), o desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional. Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema continue sendo útil e atendendo às necessidades do usuário. Começa então a fase de manutenção. Segundo Parikh (1990), a manutenção eficaz, eficiente e econômica é crucial para o sucesso organizacional e pessoal. Até mesmo a própria sobrevivência de uma organização pode depender da manutenção oportuna e confiável. As estatísticas geralmente citadas são alarmantes. A maioria das empresas aloca aproximadamente 50% do seu orçamento para a manutenção contínua. A maioria dos programadores gasta mais de 50% de seu tempo na manutenção e, embora sendo discutível, 67% do ciclo de vida do software é manutenção, enquanto apenas 33% são novo desenvolvimento. A globalização da economia tem influenciado as empresas produtoras e prestadoras de serviços de software a alcançar o patamar de qualidade e produtividade internacional para enfrentarem a competitividade cada vez maior. A norma NBR ISO/IEC 12207 – Tecnologia da Informação – Processos de Ciclo de Vida de Software é usada como referência em muitos países, inclusive no Brasil, para alcançar esse diferencial competitivo. Ela tem por objetivo auxiliar os envolvidos na produção de software a definir seus papéis, por meio de processos bem definidos e assim proporcionar às organizações que a utilizam um melhor entendimento das atividades a serem executadas nas operações que envolvem, de alguma forma o software (Rocha, 2001). A qualidade de software é um tema que atualmente está em evidência devido à preocupação com os custos na manutenção de software e a baixa conformidade nos requisitos dos mesmos (Koscianski, 1999). A qualidade representa um fator essencial no desenvolvimento de um software, fato que contribui para o surgimento de diversas abordagens de avaliação de qualidade. Segundo Wangenheim (1999) e Fernandes (1995), com a utilização da abordagem Goal Question Metric (GQM), cada vez mais será possível ter a compreensão dos processos de desenvolvimento de software, fazer a gerência de projetos de software e focar em um melhoramento contínuo dos sistemas. A abordagem GQM é o mecanismo usado para definir e avaliar um conjunto de objetivos operacionais usando métricas. Essa abordagem representa uma sistemática para ajuste e integração de objetivos com modelos de processos, produtos e perspectivas de qualidade de software, baseadas em necessidades específicas do projeto e da organização. O objetivo principal de uma organização é desenvolver um produto de alta qualidade dentro de um cronograma e orçamento aceitáveis. Por causa dos requisitos permanentemente crescentes no desenvolvimento de software com respeito ao cliente ou novas tecnologias, o melhoramento sistemático e contínuo precisa ser parte integrada ao processo de software. O melhoramento do produto é tipicamente atingido através do melhoramento dos processos usados para produzir o produto. O melhoramento dos processos pode ser atingido pela modificação dos processos gerenciais ou técnicos, ou pela introdução das novas tecnologias. Em todo caso, mensuração de software é uma tecnologia chave de qualquer programa de melhoria, enfocando no melhoramento da qualidade, os pontos fortes e fracos, que podem ser identificados pelo programa de mensuração inicial (Wangenheim, 2000). Segundo Barros (1998), uma avaliação efetiva das atividades de manutenção de software é normalmente difícil ou complicada pela falta de dados concretos, e somente através da conservação dos registros é possível obter-se medidas de desempenho para avaliar o processo de manutenção. A manutenção de software, até muito recentemente, era a fase negligenciada do processo de desenvolvimento de software. A literatura sobre manutenção contém poucos lançamentos quando comparada com as atividades de desenvolvimento. Relativamente pouca pesquisa ou dados de produção tem sido compilado sobre o assunto, e poucas abordagens ou métodos técnicos têm sido propostos para se realizar a avaliação da eficácia das atividades de manutenção (Pressmann, 1995). Esta dificuldade de mensuração do processo de manutenção motivou a elaboração de um conjunto de métricas para a avaliação da qualidade do processo de manutenção de software. Para isso são relevantes o estudo das normas de qualidade e o domínio das atividades envolvidas no processo de manutenção.