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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sandro Niehues
Título: Protótipo de Apoio a Avaliação de Produtos de Software Utilizando o Método Quality Function Employment (QFD)
 
Introdução:
A qualidade e produtividade são conceitos amplos que representam uma filosofia de gestão, que visa conduzir as organizações a uma postura de melhoria de seus processos, por meio do compromisso de seus dirigentes e empregados. Tal postura assegura produtos e serviços com desempenho, preço e disponibilidade adequados, totalmente orientados para as aspirações do cliente. Entretanto, os profissionais do setor de software ainda possuem pouco treinamento formal em técnicas avançadas para o desenvolvimento de programas de computador e também para a avaliação da qualidade dos mesmos (Kival, 1999). Entre as técnicas utilizadas para a avaliação da qualidade e que podem ser aplicadas na avaliação de produtos de software encontra-se o QFD (Quality Function Deployment), que no Brasil é conhecido pela mesma sigla e traduzido como Desdobramento da Função Qualidade. O QFD teve início há mais de 20 anos no Japão como um sistema de qualidade voltado para a entrega de produtos e serviços que satisfizessem o cliente. O QFD é uma ferramenta de planejamento multifuncional usada para garantir que a “voz do cliente” seja ouvida e desdobrada através das fases de planejamento do produto e projeto (Bondarczuk,1997). Segundo Cheng (1995), esta técnica pode ser aplicada tanto a produto (entendido como bens e serviços) da empresa, quanto a produto intermediário entre cliente e fornecedor interno. Pode ser aplicado também tanto para remodelagem ou melhoria de produtos existentes quanto para produtos novos às empresas. A implantação do método QFD objetiva duas finalidades específicas: auxiliar o processo de desenvolvimento do produto, buscando, traduzindo e transmitindo as necessidades e desejos do cliente e garantir qualidade durante o processo de desenvolvimento do produto. O processo do QFD está constituído basicamente de quatro grandes fases. O Planejamento do produto, o Desdobramento do projeto, o Planejamento do projeto e o Planejamento da produção. Estas fases são representadas através de uma série de matrizes e gráficos, que traduzem os Requisitos do Cliente em Requisitos de Projeto, desde o planejamento do produto até o planejamento da produção, passando pelo desdobramento dos componentes e do processo (Bondarczuk, 1997). Hoje no mercado, existem algumas ferramentas, como o QFDCapture, QFDqpb e QFDScope, que auxiliam na aplicação desta técnica nas mais diversas áreas. Estas ferramentas têm como característica básica facilitar a construção e cálculos das matrizes do QFD. Permitem também várias seqüências de desdobramento de matrizes partindo da voz do cliente e podendo chegar até o controle do processo produtivo, passando pela concepção do produto, projeto do produto e projeto de processo. Considerando que para um software ter maior sucesso no mercado é necessário dentre outras coisas suprir da melhor maneira possível as necessidades dos clientes, optou-se por utilizar a abordagem Quality Function Deployment (QFD) uma vez que a mesma traduz de maneira muito mais eficaz os requisitos que conduzirão ao maior nível de satisfação do cliente.