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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diego Arndt
Título:  TIMPSON: aplicação web responsiva para conscientizar crianças sobre a importância de uma alimentação saudável 
 
Introdução:
Adquirir hábitos alimentares saudáveis é algo essencial para aqueles que querem viver
mais e usufruir de uma vida com mais qualidade. Desenvolver esses hábitos faz com que as
pessoas deem mais importância e tomem mais cuidados antes de ingerir qualquer alimento,
passando assim a utilizar tais hábitos ao longo de suas vidas (KLOTZ-SILVA; PRADO;
SEIXAS, 2017, SILVA; VASCONCELOS, 2008). Nesse sentido, a escola apresenta-se como
um lugar privilegiado na busca de conhecimento e na sensibilização das crianças para que elas
percebam que as suas atitudes tomadas na hora de se alimentarem, afetam diretamente a saúde
delas (NOEMI, 2014).
Segundo Camozzi et al. (2015), a educação alimentar e nutricional é uma tarefa
complexa, no qual a escola pode ser considerada um espaço privilegiado e especial para a
obtenção de uma vida mais saudável. Os costumes em relação à alimentação são fundamentados
em conhecimentos, crenças, valores, predisposições pessoais, e sua transformação leva tempo
e orientação adequada. Portanto, o professor tem um papel muito importante, que vai além da
difusão de conhecimentos, mas também em interferir positivamente nas escolhas alimentares,
agindo como modelo de comportamento para os seus discentes (CAMOZZI et al., 2015).
Nessa perspectiva, constatou-se que a utilização de jogos sérios pode se tornar uma
ferramenta eficaz para o desenvolvimento de qualquer tipo de conhecimento. Segundo Mendes
et al. (2017), jogos sérios são elementos de aprendizagem caracterizados, pela ideia de
disseminar conhecimento por um meio digital. O uso dessa ferramenta apresenta um grande
potencial para a transformação dos padrões comuns de educação, sobressaindo-se em diversos
aspectos quando comparadas aos métodos mais tradicionais de ensino-aprendizagem
(MENDES et al., 2017).
As tecnologias de informação estão cada vez mais acessíveis à população de maneira
geral, principalmente por meio dos dispositivos móveis. Elas permitem ao indivíduo ter acesso
a milhares de informações, que podem ser utilizadas em contexto escolar como instrumentos
mediadores da aprendizagem de crianças que já as utilizam fora da escola e, principalmente,
para inserir digitalmente as crianças que ainda se encontram sem acesso as tecnologias digitais
(PEDROZA et al., 2015).
Diante do exposto, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação web com
foco na usabilidade, que visa auxiliar os professores no ensino sobre a importância de se ter
uma educação alimentar saudável nas escolas. Conjectura-se, assim, proporcionar a criação de bons hábitos alimentares aos alunos a partir dos primeiros anos de estudo, para que, desse modo,
eles possam usufruir de uma vida mais saudável no futuro.