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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Everton da Silva
Título:  Uso da realidade aumentada com marcadores dinâmicos 
 
Introdução:
Desde os primórdios da informática o homem busca diferentes maneiras de inovar a Interação Homem-Máquina.
No início, os computadores eram operados manualmente sem a utilização de painéis ou display. Com o passar dos anos
foram sendo desenvolvidos monitores com uma interface mais amigável, sistemas operacionais baseados em interface
gráfica, mouses e teclados. Essa evolução segue até os dias de hoje e um simples computador pode ser carregado na palma
da mão (COSTA et al., 2011, p. 11).
Com esses avanços tecnológicos, surgiu a Realidade Aumentada (RA), permitindo a sobreposição de objetos e
ambientes virtuais com o ambiente físico através de algum dispositivo tecnológico. A RA teve sua primeira aparição na
década de 1990, porém ficou mais acessível no início dos anos 2000, com a convergência de técnicas de visão
computacional, software e dispositivos com um melhor custo-benefício (KIRNER; SISCOUTTO, 2007, p. 5).
Em geral, a RA funciona através de marcadores os quais são configurados e impressos com intuito da aplicação
de reconhecê-los e detectá-los, obtendo informações necessárias para identificar o que e onde gerar. Esta técnica é
conhecida como Marker Based Tracking (rastreamento baseado em marcações) (HESS, 2011, p. 19).
Outra técnica adotada para os recursos da RA é o Markerless Tracking (rastreamento sem marcações),
considerada a mais ideal, já que não necessita de marcadores impressos (BIMBER; RASKAR, 2005 apud HESS, 2011,
p. 19). Realidade Aumentada sem marcadores do inglês Markerless Augmented Reality (MAR) é uma técnica baseada
no reconhecimento de objetos do mundo real. Os sistemas baseados em MAR podem usar imagens e objetos reais para
apresentar os efeitos da RA. MAR utiliza algoritmos de reconhecimento de imagens para detecção de objetos, ao contrário
dos marcadores, que têm sua estrutura fixa e conhecida (OZLU, 2018).
Segundo Teichrieb (2007 apud KUMAGAI, 2011, p. 17), qualquer parte da cena real pode ser utilizado como
marcador, podendo ser rastreada a posição do objeto. O autor ainda afirma que os sistemas MAR possuem algumas
vantagens por conter rastreadores especializados e robustos, além de possibilitar extrair características da cena real, porém
para realizar tais ações, esse sistema pode ser complexo e apresentar restrições.
Uma biblioteca muito utilizada na RA é o OpenCV (Open Source Computer Vision). O OpenCV é uma biblioteca
de visão computacional e aprendizado de máquina. O OpenCV tem integração com ArUco, uma biblioteca utilizada para
detecção de marcadores (ARUCO, 2020). O OpenCV disponibiliza alguns algoritmos de detecção de objetos, como:
Homografia e Transformação de Perspectiva que detecta pontos de semelhança entre duas imagens e que podem auxiliar
no desenvolvimento do MAR.
Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma aplicação utilizando os
recursos da RA baseada em marcadores dinâmicos, que não necessita de marcadores predefinidos na cena, com intuito
de melhorar a interação com o usuário, permitindo que qualquer pessoa, mesmo sem muito conhecimento tecnológico,
consiga importar um arquivo fbx a uma cena do aplicativo e utilizar a RA.