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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Everton da Silva
Título:  Uso da realidade aumentada com marcadores dinâmicos 
 
Resumo:
este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um aplicativo que utiliza realidade
aumentada e tem como objetivo criar, detectar e apresentar objetos 3D utilizando marcadores predefinidos
ou dinâmicos, permitindo que qualquer pessoa mesmo sem muito conhecimento tecnológico possa criar uma
cena e utilizar realidade aumentada. O aplicativo foi desenvolvido através da plataforma Unity utilizando a
linguagem de programação C# para escrever os scripts na ferramenta Visual Studio Community, em conjunto
com as bibliotecas OpenCV para Unity. O aplicativo cria um objeto 3D a partir de um arquivo 3D no formato
fbx importado pelo usuário e permite que ele rotacione esse objeto na posição desejada, após isso serão
criadas as bordas desse objeto e sobreposto na tela do dispositivo, permitindo que o usuário faça um desenho
em uma folha de papel, tendo como base o próprio objeto que ele selecionou. Foram realizados testes de
usabilidade no aplicativo e foram encontradas algumas limitações na comparação do desenho do usuário
com as bordas do objeto selecionado.