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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Everton da Silva
Título:  Uso da realidade aumentada com marcadores dinâmicos 
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um aplicativo capaz de permitir que o usuário selecione um objeto
3D predefinido no aplicativo ou importe um arquivo no formato fbx, mova e rotacione na posição desejada e crie seu
próprio desenho com base nas bordas sobrepostas na tela do dispositivo. As bordas são criadas pelo aplicativo, a partir do
objeto selecionado pelo usuário, após o desenho ser finalizado por parte do usuário, o aplicativo analisa o desenho e caso
haja certa semelhança com as bordas do objeto 3D selecionado anteriormente, esse objeto 3D é sobreposto na tela do
dispositivo. Porém, em função da limitação da biblioteca OpenCV na comparação das bordas com o desenho criado pelo
usuário, em alguns momentos, o objeto 3D fica “pulando” pela tela do dispositivo.
A ferramenta Unity3D se mostrou eficiente no desenvolvimento do aplicativo e de fácil aprendizado, uma vez
que boa parte das funcionalidades utilizadas foram aprendidas no decorrer do desenvolvimento do projeto. Porém, o Unity
se mostrou limitado ao importar um objeto 3D fora da aplicação em tempo de execução, sendo necessário utilizar um
asset de terceiro para isso. A biblioteca OpenCV integrado no asset OpenCVForUnity foi muito importante para o
desenvolvimento desse trabalho e se mostrou eficaz e de fácil utilização, apesar de apresentar limitação na comparação
das bordas.
A biblioteca ArUco integrado ao asset do OpenCVForUnity também se mostrou muito eficiente para o
desenvolvimento deste trabalho, pois sua técnica de detecção de marcadores é muito rápida e eficaz, dando uma
experiência muito boa para o usuário. Além disso, sua documentação é muito robusta, trazendo conforto no
desenvolvimento da aplicação.
Embora o aplicativo tenha cumprido seus objetivos, foi identificada a possibilidade para continuação e extensão
da pesquisa deste projeto.
a) estudo para melhorar a detecção das bordas;
b) alterar as cores do objeto 3D, conforme o usuário pinte na folha de papel;
c) melhorar o desempenho da câmera de RA sem marcadores predefinidos, quando tiver muitos objetos
criados;
d) permitir importar outros formatos de arquivos 3D;
e) permitir adicionar mais de um objeto 3D na cena;
f) melhorar a interface mostrada para o usuário.