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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gustavo Merini Seibt
Título: ASSINÔMETRO: sistema web para controle de gastos com assinatura
 
Introdução:
A era digital vem crescendo cada vez mais, trazendo novidades na área de serviços por
assinatura, como, por exemplo: a Netflix. Flint e Maidenberg (2020) relatam que a Netflix conta
com 183 milhões de assinantes, um número expressivo por se tratar de apenas um serviço de
assinatura. Pode-se dizer que outro ponto importante é a crescente dissipação de serviços por
assinatura, como por exemplo: Amazon Prime Vídeos, Home Box Office (HBO) GO, Disney+,
Youtube Music. Como consequência, os clientes passam a ter mais de um serviço de streaming.
Além de serviços de assinatura existentes como: internet, televisão por assinatura, serviços de
armazenamento na nuvem e streaming de músicas.
Dessa forma, o consumidor pode ter dificuldades em controlar qual a data de cobrança
de cada serviço assinado, bem como o preço de cada serviço e o custo mensal. Dondoni (2018)
complementa que é comum as empresas telefônicas atualizarem o preço dos planos com
frequência e, consequentemente, deixar o consumidor com um plano defasado em relação ao
novo consumidor, acarretando mais custos ou menos benefícios. Nesse contexto, é possível
observar relevância no controle de finanças pessoais.
Cerbasi (2015) relata que quanto mais as pessoas exercitarem a organização financeira,
menores serão as dúvidas na hora de fazer compras, por estas serem realizadas com mais
disciplina, possibilitando um maior controle do seu dinheiro e de sua vida financeira. À medida
em que o planejamento financeiro se torna um hábito cotidiano, isso se torna uma ferramenta
extremamente importante para ganhar dinheiro e consolidar o patrimônio (RODRÍGUEZ,
2017). Com isso, entende-se a relevância do controle financeiro para melhorar a qualidade de
vida como também a conclusão de objetivos pessoais.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE, 2018), mais de 126 milhões de brasileiros possuem acesso à internet,
enquanto, em 2016, esse número era de 116 milhões. A tecnologia a cada ano fica mais acessível
e por meio dela é possível resolver problemas diários, bem como novos ciberespaços são
formados. Com isso, entende-se a relevância da utilização de recursos tecnológicos no dia-adia para resolução de problemas, bem como para simplificar tarefas repetitivas.
Um Sistema Colaborativo (SC) é formado por um ciberespaço próprio, ou seja, são
constituídos em um ambiente compartilhado de convivência social, um ambiente para que os
frequentadores possam trocar experiências e interagirem entre si (COSTA, 2018). Diante desse
cenário, conjectura-se que um sistema que centralize os serviços por assinatura auxiliará o consumidor em sua gestão financeira e, consequentemente, o ajudará a economizar dinheiro e
ter um controle mais efetivo de seus gastos.