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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Gustavo Merini Seibt
Título: ASSINÔMETRO: sistema web para controle de gastos com assinatura
 
Resumo:
Este trabalho apresenta a especificação, o desenvolvimento e a operacionalidade de um sistema
colaborativo para gerenciamento de despesas com assinaturas, intitulado Assinômetro. O
objetivo principal do trabalho é desenvolver um sistema web responsivo para auxiliar no
gerenciamento de despesas com serviços por assinaturas e na economia de dinheiro, por meio
da análise das assinaturas, que informará caso esteja pagando mais caro por uma assinatura em
comparação a outras pessoas. O sistema foi desenvolvido utilizando a arquitetura clienteservidor. No 1cliente, utilizou-se o framework Angular para implementação das interfaces e
foram utilizadas as linguagens de programação JavaScript, Cascading Style Sheets (CSS) e
HyperText Markup Language (HTML). No lado do servidor, o serviço de banco de dados
escolhido foi Amazon DynamoDB que utiliza o modelo Not Only Structured Query Language
(NoSQL). Utilizou-se, também, o serviço Amazon Cognito para abstrair o gerenciamento de
usuários, bem como a autenticação. A arquitetura do sistema foi construída utilizando o modelo
Serverless. As regras lógicas do sistema foram implementadas por meio do serviço Amazon
Lambda, que possibilita a escrita de funções que são executadas na nuvem por meio da
integração com o serviço Amazon Application Programming Interface (API) Gateway, cuja
principal função é centralização de API. O levantamento de informações e entendimento do
sistema atual foi realizado por meio de uma busca na literatura sobre serviços por assinatura,
usabilidade e experiência do usuário em sistemas web e, por fim, sistemas colaborativos. Para
confirmar se os objetivos foram atingidos bem como avaliar a experiência do usuário, foi
utilizado o Método Relationship of M3C with User Requirements and Usability and
Communicability Assessment in groupware (RURUCAg), que possibilitou realizar uma
avaliação de usabilidade e comunicabilidade, relacionando o Modelo 3C (M3C) de Colaboração
com as funcionalidades do sistema. A partir do resultado da avaliação realizada com quarenta
e oito usuários, verificou-se que os objetivos do trabalho foram atingidos e identificou-se os
pontos de melhorias e extensões.