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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Wernke Pereira
Título: ECOS-RA: simulador de ecossistemas usando realidade aumentada
 
Introdução:
Atualmente, com o advento da tecnologia, existem várias formas de ensinar sobre o meio ambiente.
Ecossistema, por exemplo, é apresentado no ensino fundamental.
A palavra ecossistema refere-se a um conjunto de organismos vivos que interagem não só com o meio
físico que os rodeia, mas também com a química ambiental e com o meio social e biológico em que
estão inseridos (...) (CARAPETO, 2016, p. 15).
O uso da tecnologia cria transformações, incluindo a área de educação, pois ela promove novas formas de
adquirir e transmitir o conhecimento. Desta forma, faz-se necessário pensar as diversas maneiras de usar o potencial que
a tecnologia oferece para auxiliar no ensino e aprendizagem dos conteúdos, em uma era onde ela se encontra cada vez
mais presente na vida das pessoas.
Dentro do espaço de tecnologias disponíveis para serem usadas na educação, pode-se citar o uso de
simuladores, que imitam e reproduzem situações reais ou mesmo propostas de forma abstrata dos fenômenos simulados
(GREIS; REATEGUI; 2010, p. 3). As vantagens de trabalhar com fenômenos simulados por computador na área
educacional são muitas, desde a oportunidade de tornar possível a reprodução de processos lentos ou perigosos para
serem produzidos no mundo real, controlar as etapas de observação destes fenômenos e até mesmo a redução de gastos
envolvidos no projeto (GREIS; REATEGUI; 2010, p. 3).
Uma das áreas que vem auxiliando o desenvolvimento de simuladores é a Realidade Aumentada (RA). RA é
definida por Kirner et al. (2006) como uma técnica para conectar o ambiente virtual ao ambiente real do usuário,
proporcionando uma interação natural, sem necessidade de treinamento ou adaptação.
Com o uso da Realidade Aumentada, foi possível o surgimento de novos tipos de interfaces. Ullmer e Ishii
(2001) descrevem Interfaces de Usuário Tangíveis (IUT) como representações físicas para dados digitais, permitindo
que objetos físicos sejam controles para o mundo virtual. Diferente de teclados e mouses que também são objetos
físicos, as formas e posições físicas dos objetos de IUT são um importante papel no mundo virtual.
Diante deste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo de simulação de ecossistemas,
através da utilização da RA para visualização e o uso de IUT para o usuário manipular características simuladas da
cena.
O trabalho proposto tem como objetivo desenvolver um simulador de ecossistemas para dispositivos móveis,
no qual seja possível manipular elementos da natureza, como o vento e a temperatura. Os objetivos específicos são:
disponibilizar um aplicativo que seja capaz de simular um ecossistema; permitir o controle da simulação com algum
meio de interface tangível.