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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Bruno Fischer Ferreira Santos
Título: Editor de cenários simulados em 3D
 
Introdução:
Em todos os períodos da história, o relevo sempre é um obstáculo nas escolhas e adaptações humanas. De
acordo com Pena (2018, p.1), “relevo e sociedade formam diferentes faces de uma mesma composição estrutural, a qual
responde pela interação das atividades humanas com a cadeia de elementos naturais”. Considerado esta relação, relevo e
sociedade, é observado o quanto o meio natural condiciona as atividades humanas (PENA, 2018). Desta maneira, para
qualquer planejamento estrutural se faz necessário um estudo do relevo local.
O relevo é a forma da superfície terrestre e pode-se destacar quatro tipos: planície, montanha, depressão e
planalto (FRANCISCO, 2018). Francisco (2018) identifica planícies sendo terrenos relativamente planos próximos ao
nível do mar, montanhas como grandes elevações da superfície terrestre, depressões caracterizadas por altitudes
inferiores ao relevo em sua volta e planaltos como relevos marcados pela sua variação de altitude. Para entendimento da
formação destas formas de relevo, simuladores são desenvolvidos a fim de reproduzir o comportamento do sistema
entre relevos e edificações do mundo real.
O simulador é um dispositivo que reproduz suas próprias condições de uma determinada atividade, em outras
palavras, um sistema técnico que imita circunstâncias reais (QUECONCEITO, 2017). Na área de simuladores de
terrenos e superfícies há o exemplo da ferramenta Google Earth, que iniciou disponibilizando mapas viários sobre fotos
aéreas reais dispostos no formato do globo terrestre até trazer, em versões mais recentes, ondulações no relevo e
representações tridimensionais de cidades e das maiores engenharias da humanidade. Esta visualização só se fez
concreta com a construção do ambiente gráfico a partir de um editor de superfície. Tais ambientes englobam a
modelagem de relevo, arborização e disposição de edificações. A representação de terrenos e a construção de mapas
podem ser utilizadas para planejamento e simulação de trajetória, identificação de pontos de contato, análise de
estabilidade, entre outras (SANGREMAN; FREITAS; COSTA, 2013).
Neste contexto, este trabalho desenvolveu um editor de superfícies 3D para criação de terrenos virtuais,
facilitando a visualização do relevo e planejamento na construção de um cenário simulado. Os objetivos específicos são:
importar o relevo de um terreno real para o terreno virtual, simular terrenos virtuais com características próximas a de
terrenos reais, permitir adicionar edificações e pavimentações.