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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Paulo Arnoldo Koglin Junior
Título: ESTACIONE: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA PAGAMENTO MÓVEL DE ESTACIONAMENTO
 
Introdução:
Nos últimos anos tem sido observado um aumento significativo na quantidade de automóveis por habitante e um uso excessivo do automóvel (COSTA, 2008). Além disso, o ritmo de vida dos cidadãos que precisam se deslocar diariamente para o trabalho, faculdade, academia, compras entre outros afazeres, está fazendo com que a procura por vagas de estacionamento fique cada vez mais difícil (ALHAK, 2011). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2016 o Brasil totalizava o número de 51.296.981 milhões de automóveis (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA - IBGE, 2016). Além do crescente número de automóveis, a população dos mercados em desenvolvimento, como Brasil, Índia e China estão cada vez mais passando para a classe média e adotando soluções móveis, demandando meios inovadores de efetuar transações financeiras, orientados a tecnologia e de fácil integração (MELLON, 2012). A rotina cada vez mais intensa dos cidadãos tem demandado muito tempo e os aplicativos de pagamento móvel tem proporcionado mais comodidade no dia-dia (FOLHA DE SÃO PAULO, 2013). Em 2013, uma pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo (2013) já demonstrava uma tendência no uso de pagamento eletrônico para estacionamentos em centros comerciais na cidade de São Paulo, na qual foi constatado que aproximadamente 62% desses centros comerciais já possuíam um sistema para pagamento eletrônico (FOLHA DE SÃO PAULO, 2013). No ano de 2015 foram realizadas no Brasil 29 bilhões de transações no-cash (sem dinheiro) de um total mundial de 433,1 bilhões. Esse número fez com que o Brasil ocupasse a quarta posição no ranking de países que mais efetuam transações no-cash no mundo, ficando somente abaixo dos Estados Unidos da América (USA), Eurozone e China (CAPGEMINI; PARIBAS, 2017). Ainda, estima-se que no ano de 2020 o mundo dos pagamentos globais será extremamente diferente do que se vê hoje, de modo que será irreconhecível (MELLON, 2012). Para Mellon (2012), os principais fatores dessas mudanças será o impacto tecnológico, a mudança da expectativa dos clientes, a mudança da demografia global, assim como as mudanças na forma de realizar o comércio global. Desta forma, a tendência é que o Mobile Payment (m-Payment) torna-se o substituto para os meios de pagamento tradicionais, tais como: dinheiro, cheque e até mesmo substituir os cartões de crédito ou débito (PEREZ, 2013). Nesse sentido, o m-Payment é uma das inovações de comunicação digital móvel que se destacou mundialmente e tornou-se uma tendência por possibilitar pagamentos, transferência de valores remotamente por meio de dispositivos móveis dispensando a utilização de dinheiro em espécie e de qualquer atuação das instituições bancárias (ABRAHÃO, 2015). Pode-se dizer o m-payment proporciona benefícios relacionados à possibilidade de ganho de tempo, praticidade e novas experiências para os consumidores de aplicativos móveis. Além disso, as operadoras de telecomunicações, bancos e provedores de pagamentos tem a oportunidade de atrair novos clientes e reduzir os seus custos operacionais (ABRAHÃO, 2015). Diante deste cenário, foi desenvolvido um aplicativo móvel para buscar estacionamentos e possibilitar o pagamento por meio de cartões de crédito, proporcionando dessa forma, comodidade e facilidade para os utilizadores localizarem o melhor estacionamento possível. Este trabalho torna-se relevante pelo fato de possibilitar que os motoristas busquem por um estacionamento próximo ao local de destino ou à sua localização atual e que efetuem o pagamento do estacionamento por meio do aplicativo móvel, possivelmente facilitando a rotina do motorista, que não precisará se preocupar em ter sempre dinheiro em espécie.