Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Paulo Arnoldo Koglin Junior
Título: ESTACIONE: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA PAGAMENTO MÓVEL DE ESTACIONAMENTO
 
Resumo:
Este trabalho tem como finalidade apresentar a especificação, desenvolvimento e operacionalidade de um aplicativo móvel (app), intitulado ESTACIONE, que tem como objetivo possibilitar a busca por estacionamentos mais próximos da localização desejada pelo utilizador, bem como efetuar o pagamento por meio de dispositivo móvel. O aplicativo também oferece ao usuário a possibilidade de comparar o preço de outros estacionamentos por meio de um mapa, com o intuito de proporcionar comodidade e agilidade aos seus utilizadores. O app foi desenvolvido sob uma arquitetura cliente-servidor. Na camada cliente, a interface com o usuário foi implementada com base no framework Ionic e foi utilizado as linguagens de programação JavaScript, Cascading Style Sheets (CSS) e HyperText Markup Language (HTML) 5. No lado da camada servidor, foi utilizada a framework Spring Boot em conjunto com a linguagem de programação Java. A camada servidora foi hospedada na plataforma Cloud Heroku, em conjunto com o banco de dados estruturado PostgreSQL. Por fim, foi realizada uma avalição de usabilidade com base no Método Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability Assessment to groupware (M3C- URUCAg) junto a um grupo de pessoas, sendo possível inferir que o estudo realizado atingiu os objetivos propostos, principalmente, devido a satisfação demonstrada pelos resultados obtidos na avaliação, e, por conseguinte, foi possível identificar pontos de melhorias e levantar possíveis extensões.