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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Paulo Arnoldo Koglin Junior
Título: ESTACIONE: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA PAGAMENTO MÓVEL DE ESTACIONAMENTO
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um aplicativo para busca e pagamento de estacionamentos via dispositivo móvel, intitulado Estacione. A ideia do aplicativo emergiu a partir de uma dificuldade percebida no dia-dia do autor e de outras pessoas próximas, principalmente pelo fato de facilitar o pagamento de estacionamentos. Os objetivos gerais apresentados na seção 1.1 foram alcançados. O aplicativo desenvolvido disponibilizou um mapa com informações dos estacionamentos credenciados, possibilitando os usuários buscarem por um lugar para estacionar, assim como permitiu que os usuários visualizassem o tempo de estadia no estacionamento e preço previsto por meio de um temporizador. Além disso, disponibilizou uma interface para credenciamento tanto do usuário quanto do estacionamento. Por fim, completando todos os objetivos propostos neste trabalho, permitiu que os usuários realizassem pagamento eletrônico pelo aplicativo. A fundamentação teórica, apresentada na seção 2, auxiliou no entendimento inicial das principais tecnologias utilizadas. O estudo relacionado aos pagamentos móveis (seção 2.1) teve maior relevância pelo fato de contribuir na obtenção de uma visão mais ampla na aplicabilidade de sistemas com pagamento móvel, principalmente, devido aos números trazidos e às informações mundiais sobre o tema. Apesar de ter-se demonstrado a existência de propostas semelhantes (seção 2.4), o trabalho desenvolvido justifica-se por mesclar a praticidade de encontrar estacionamentos e pagar suas estadias por meio de pagamento móvel, com a possibilidade de realizar isso com segurança por meio da leitura do QR Code. Cabe ainda salientar, que se observou uma gama de possibilidades nesse mercado, principalmente pelo fato de haver aplicativos consolidados e bem difundidos com as finalidades propostas neste trabalho. Além disso, esse trabalho contribui em apresentar o método Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability Assessment to groupware (M3C-URUCAg), que pode ser utilizado em trabalhos que queiram avaliar a usabilidade de aplicativos móveis com usuários finais sendo o especialista do aplicativo, bem como relacionar os requisitos com as heurísticas de Nielsen. Ao longo do trabalho foram superadas dificuldades técnicas devido à pouca prática nas tecnologias empregadas, tais como: o Ionic, o Hibernate e o Heroku. Entretanto, as tecnologias escolhidas foram imprescindíveis para o êxito no resultado obtido.