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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luccas de Souza Silva
Título: MINDSEYE: PROTÓTIPO DE SISTEMA PARA MONITORAMENTO DE ESTÍMULOS CEREBRAIS
 
Introdução:
O eletroencefalograma (EEG) é um método que envolve gravar e analisar sinais elétricos gerados pelo cérebro (EBERSOLE; PEDLEY, 2003, p. 33). Segundo Quinonez (1998, p. 1) e Ebersole e Pedley (2003, p. 33) com o passar dos anos, o advento de equipamentos digitais compactos e performáticos, com melhor arquivamento e manipulação de dados, revolucionou a maneira como este método é realizado e interpretado. Ebersole e Pedley (2003, p. 33) também afirmam que além da inovação tecnológica, o baixo custo dos componentes eletrônicos necessários contribuiu para a crescente evolução do equipamento. Essa revolução digital tornou o equipamento para realização de EEG não apenas mais prático de ser utilizado, como também menor. Casson et al. (2010, p. 1) afirma que o EEG, como um clássico método não invasivo, também é utilizado em diversas áreas, como o estudo de epilepsias e distúrbios do sono às Interfaces Cérebro-Computador (ICC). Casson et al. (2010, p. 1) e Maskeliunas et al. (2016, p. 2) concordam que nos tempos atuais, os equipamentos de EEG não são mais limitados a hospitais e laboratórios. O advento de equipamentos vestíveis, pequenos e relativamente baratos é visto como uma evolução dos equipamentos de unidades ambulatoriais, permitindo que a tecnologia surja em espaços residenciais e educacionais. Esses pequenos equipamentos permitem prolongar o monitoramento de condições crônicas como epilepsia e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), além da melhor aceitação de sistemas com Interfaces Cérebro- Computador. A disponibilidade de equipamentos de EEG mais baratos permitiu que essa tecnologia fosse adquirida e utilizada em situações e ambientes mais informais, como escolas e casas. Os benefícios desses equipamentos são o preço e facilidade de uso (MASKELIUNAS et al, 2016, p. 2, tradução nossa). É possível observar como o uso de EEGs não está limitado apenas à tratamentos médicos, mas também para estudos comportamentais e de aprendizagem (Berka et al. 2007, Cardoso; Carneiro, 2009). A psicopedagogia, conforme explica Cipriano (2011, p. 1), é o estudo da própria aprendizagem humana, indo além da pedagogia e da psicologia. Segundo Fuentes et al. (2008), Rohde e Mattos (2003), conforme citado por Freitas e Rota Junior (2014, p. 11), estudos apontam que exames de eletroencefalograma e de neuroimagens não contribuem para a definição de diagnósticos de transtornos como Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Apesar disso, é possível encontrar estudos recentes que se utilizam de eletroencefalografias como fonte de informação para o melhor entendimento da área (Li; Chen; Hung. 2018, Jarrett et al. 2017, Arns; Conners; Kramer. 2011, Heinrich et al. 2014). Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema para monitoramento de estímulos cerebrais, utilizando o equipamento de EEG MindWave. Este protótipo permitirá que futuros sistemas desenvolvidos na área tenham uma base para sua construção e aplicação