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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Danilo Conrado Eskelsen Junior
Título: CORPUSVR: UM PROTÓTIPO PARA VISUALIZAÇÃO DA ANATOMIA DO CORPO HUMANO
 
Introdução:
De acordo com Rebello et al. (2011, p. 1), para ensinar e estudar as estruturas anatômicas, muitas universidades ainda utilizam aulas expositivas, atlas e a dissecação de cadáveres como método de ensino. Rebello et al. (2011, p. 1), também afirmam que por ser uma disciplina em que o aluno precisa visualizar e compreender o funcionamento de diversas estruturas da anatomia humana, em muitos casos o uso destes métodos mesmo que consolidados, acabam não sendo a melhor alternativa e potencialmente comprometem a boa compreensão desta ciência. Ramey (2013) garante que os recentes avanços tecnológicos vêm trazendo resultados positivos na área da educação. Para Lacerda (2013), tecnologias como a realidade aumentada são capazes de auxiliar tanto no processo de ensino quanto no de aprendizagem, beneficiando assim professores e alunos. Portanto, a tecnologia na educação é capaz de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e adjunto para com a realidade dos alunos. Lacerda (2013, p. 2) aponta que mediante a possibilidade do emprego da tecnologia no âmbito educacional, inicialmente deve ser feita uma análise a fim de determinar quais tecnologias podem satisfazer os objetivos motivacionais da aprendizagem. Além de também avaliar quais tecnologias podem potencializar a eficiência no processo de aquisição de conhecimento. Segundo Forte (2009), uma tecnologia relativamente recente e que está sendo bastante estudada quanto a sua utilização no campo educacional é a Realidade Aumentada (RA). Esta tecnologia se mostra bastante promissora, oferecendo uma interface moderna e intuitiva. Ela permite que o usuário interaja com um ambiente virtual de forma natural e dinâmica. O uso desta tecnologia possibilita o usuário visualizar projeções de elementos/objetos 3D, além de permitir manipular estes elementos/objetos de forma semelhante de como é feito no mundo real. Tornando o uso desta tecnologia uma experiência bastante imersiva e estimulante. Para Reardon (2010), o emprego da RA pode ser bastante aproveitável para estudantes de biologia. Eles, poderiam utilizar realidade aumentada, a partir de um dispositivo móvel smartphone, para obter informações detalhadas sobre o que estão visualizando enquanto dissecam um réptil durante a aula. Isso indica que aplicações similares voltadas para a visualização da anatomia humana também possam apresentar potencial. Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento uma aplicação móvel com caráter educacional utilizando a tecnologia de RA. A aplicação possibilitará a visualização em três dimensões da anatomia do sistema esquelético da mão.