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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Danilo Conrado Eskelsen Junior
Título: CORPUSVR: UM PROTÓTIPO PARA VISUALIZAÇÃO DA ANATOMIA DO CORPO HUMANO
 
Conclusão:
A proposta deste trabalho era desenvolver um protótipo para visualização da anatomia em três dimensões em tempo real, fazendo uso da realidade aumentada. No desenvolvimento do protótipo foi feito uso da linguagem de programação JAVA juntamente com a biblioteca de visão computacional OpenCV e o motor gráfico Rajawali. A biblioteca OpenCV teve como relevância auxiliar no processo de identificação da mão, enquanto a biblioteca Rajawali ajudou com a renderização do modelo esquelético da mão. O primeiro objetivo foi atendido parcialmente, em muitos casos o protótipo teve dificuldade em identificar o contorno de uma imagem. Durante os testes de identificação do contorno foram examinados diferentes ambientes com diferentes condições de iluminação. Quando o ambiente apresentava condições boas ou até moderadas de iluminação, o protótipo foi capaz de identificar com facilidade o contorno da mão. Já em lugares com baixa iluminação, o protótipo não foi capaz de identificar a pose da mão. Nos testes realizados em ambientes diversos, o protótipo encontrou muito ruído na hora de identificar o contorno na maioria dos casos. O segundo objetivo também foi atendido parcialmente, muitos gestos não são reconhecidos com o método empregado. Nos testes realizados para identificar os principais pontos convexos, todas as imagens obtidas foram tiradas de um ambiente controlado com boa iluminação. Quando os dedos se apresentavam muito agrupados de alguma forma, o protótipo não foi capaz de identificar os principais pontos convexos. Porém, quando havia certa distância entre os dedos, mesmo que pequena, o protótipo foi capaz de identificar os principais pontos convexos necessários para a estimação da pose da mão. Da mesma forma, o protótipo foi capaz de identificar os principais pontos convexos quando a mão apresentava bastante distância entre os dedos. O terceiro objetivo foi atendido, porém a visualização do modelo do sistema esquelético 3D se tornou possível durante os testes quando a mão aparecia por completo na imagem da câmera. O modelo 3D também apresentou certo desalinhamento em relação a imagem da câmera, especialmente na região dos dedos. Na região da palma da mão e do pulso os resultados foram melhores, apresentando pouco desalinhamento. O quarto objetivo foi atendido totalmente. Nos testes de desempenho realizados para comparar a versão otimizada com a versão original do módulo de câmera do OpenCV, foram geradas duas versões do protótipo. Uma versão apresentava os fontes originais do módulo e a outra versão, os fontes otimizados. Nos testes, cada versão foi testada durante três minutos num mesmo dispositivo, onde a versão otimizada obteve uma taxa de quadros por segundo superior durante todo o teste. O ganho de desempenho foi de aproximadamente 160%. Por fim, conclui-se que o protótipo desenvolvido foi capaz de identificar e estimar a pose da mão em diversas situações, permitindo assim que as metodologias empregadas neste trabalho possam ser aplicadas no desenvolvimento de trabalhos futuros ou até mesmo aperfeiçoadas para extensão deste. Estas metodologias se tornam ainda mais relevantes para o desenvolvimento de trabalhos que envolvem uso de realidade aumentada e/ou identificação de objetos através da cor. Além disso, o protótipo pode vir a ser utilizado como uma ferramenta de estudo da anatomia humana, visto que o mesmo faz uso de uma técnica bem dinâmica e intuitiva de visualização em três dimensões.