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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Taciana Maria Gretter
Título: Um protótipo para diagnóstico de defeitos em sistemas de automação de motéis
 
Introdução:
Pode-se dizer que o desejo de controlar os processos industriais acompanha o homem
desde a criação das primeiras máquinas. Até a década de 1940, as plantas eram operadas
manualmente por um grande número de operadores, os quais valiam-se de alguns poucos
instrumentos mecânicos elementares que realizavam controle local (GUTIERREZ; PAN,
2008).
O termo Automação, do inglês automation, foi um termo inventado pelo marketing da
indústria de equipamentos da década de 1960. O neologismo, sem dúvida, buscava enfatizar a
participação de computadores no controle automático industrial (MORAES; CASTRUCCI,
2007).
Automação descreve um conceito amplo, envolvendo um conjunto de técnicas de
controle, das quais é criado um sistema ativo, capaz de fornecer a resposta adequada em
função das informações que recebe do processo em que está atuando. Dependendo das
informações, o sistema calculará a melhor ação corretiva a ser executada (WEG, 2002).
Para Pinheiro (2004),
por automação entende-se a capacidade de se executar comandos, obter medidas,
regular parâmetros e controlar funções automaticamente, sem a intervenção humana.
Automação também é sinônimo de integração, ou seja, da função mais simples à
mais complexa, existem um ou mais sistemas que permitem que um dispositivo seja
controlado de modo inteligente, tanto individualmente quanto em conjunto, visando
alcançar um maior conforto, informação e segurança.
Atualmente, a automação já está embutida em grande parte das atividades da vida
cotidiana, presente nas diversas máquinas capazes de agirem de maneira automática. Assim
como muitas outras tecnologias, não se nota a atuação desses sistemas, mas é possível
encontrá-los em processos industriais, processos de compra e venda, transporte de bens, no
trânsito, nas residências e até mesmo no gerenciamento do fluxo de motéis.
Em meio à maré de problemas e desafios a serem resolvidos pelos especialistas, o
mundo dos negócios, bem como outros ramos em que o uso de conhecimento de
especialista é decisivo para tomada de decisões, o uso de sistemas especialistas tem
se despontado como ótimas saídas para solução de diversos problemas, que até então
seriam resolvidos apenas por especialistas (TARSO, 2005, p. 2).
Tem sido buscada cada vez mais a utilização de sistemas especialistas para substituir o
atendimento antes feito somente por especialistas humanos. Isso pode ser visto de forma
negativa quando se pensa na substituição do especialista, porém traz muitos benefícios
quando se pensa que um sistema especialista pode estar sempre disponível para o
atendimento, diferente de uma pessoa. Além disso, o conhecimento fica armazenado em uma
base de conhecimento, não dependendo mais do ser humano, assim como no caso dos
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sistemas de automação, que se busca eliminar a intervenção humana em determinados
processos.
No ramo de sistemas de automação há mais de 5 anos, a empresa Controtec tem como
principal foco a criação e instalação de sistemas de automação para hotéis e motéis, sempre
buscando se responsabilizar também pela manutenção dos mesmos.
No cenário de manutenção dos sistemas instalados em motéis, há momentos em que a
correção do problema se faz urgente, devido à indisponibilidade que pode ser causada,
gerando prejuízos ao estabelecimento. Muitos dos defeitos que aparecem podem ser
considerados básicos e já conhecidos pelo engenheiro que criou o sistema. Nesses casos, o
engenheiro procura orientar o técnico do local com o passo a passo para a correção. Em
situações mais complexas onde é necessária a visita de um técnico da empresa, é passada uma
solução paliativa para diminuir a indisponibilidade até o momento da visita.
Diante disto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema
especialista para realizar o atendimento de manutenção básica em sistemas de automação de
motéis. Este procedimento é atualmente realizado pelo engenheiro especialista e pretende-se
transferir esse conhecimento para uma base de conhecimento, a fim de poder ser feito
diretamente no sistema especialista, permitindo que o engenheiro possa focar em outros
projetos.