Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Filipe Wippel
Título: Tagarela: integração e melhorias no aplicativo de rede de comunicação alternativa
 
Introdução:
A comunicação é um mecanismo presente entre os humanos desde a época em que viviam em cavernas e sabe-se hoje em dia que existem diversas formas de se comunicar, dentre elas a comunicação oral é sem dúvida a mais utilizada (FOTON, 2008). Porém, muitas pessoas, devido a fatores físicos ou até mesmo psicológicos, não conseguem se expressar através da fala.
Desde quando crianças a fala já é algo muito importante, pois é ela que humaniza a criança, que a coloca como ser humano na sociedade atual, e que nomeia e define tudo que está ao seu redor (TEIXEIRA, 2013). Portanto, crianças que se mostram incapazes de se comunicar têm grandes chances de se sentirem excluídas socialmente.
Atualmente já existem diversas ferramentas e aplicações comerciais que servem como um auxílio para estas pessoas com deficiência ou dificuldade na fala, definidas como ferramentas de CA (Comunicação Alternativa). As ferramentas CAs, na sua maioria, utilizam o conceito de Pranchas de Comunicação, que são um conjunto de símbolos no qual o usuário utiliza para se comunicar com maior clareza e facilidade. Porém, nem todas estas ferramentas são de fácil uso, ou mesmo que sejam, muitas vezes se faz necessário o acompanhamento de um responsável para o auxilio na utilização dependendo do estado clínico do usuário.
Desta forma, é possível identificar que existe um grande avanço ainda a ser feito em relação às ferramentas de CA. Foi visto que o aplicativo Tagarela (TAGARELA, 2014), desenvolvido em um projeto acadêmico pela Universidade Regional de Blumenau, possui várias funcionalidades que auxiliam na comunicação de pessoas com limitações fonoarticulosas, mas procura principalmente propiciar um ambiente que permita armazenar e compartilhar as experiências relacionadas ao desenvolvimento do usuário. Estas experiências são de grande valia para os profissionais que auxiliam o usuário, seja o tutor, ou mesmo o fonoaudiólogo (especialista).
Assim como outras ferramentas de CA, o aplicativo Tagarela fornece uma alternativa e auxilia na insuficiência da fala de pessoas com alguma dificuldade ou deficiência. No entanto, é importante observar que aplicações deste tipo possuam uma interface acessível e que sejam simples de usar, para que os usuários se motivem e gradativamente possam adquirir a autonomia na sua utilização.
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma série de melhorias no projeto Tagarela, onde é fornecida uma interface mais acessível para os usuários, além de disponibilizar o acesso às funcionalidades de maneira distinta para cada papel de usuário presente na aplicação (Tutor e Paciente). Todas as funcionalidades desenvolvidas, inclusive as já existentes, foram disponibilizadas nas versões atuais do aplicativo. Para isto foi utilizado o framework de desenvolvimento móvel PhoneGap.