Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): André Filipe Wippel
Título: Tagarela: integração e melhorias no aplicativo de rede de comunicação alternativa
 
Conclusão:
O objetivo principal de aprimorar a aplicação Tagarela desenvolvida por Marco (2014) e migrar sua implementação para um framework de desenvolvimento único foi atendido, através da utilização do PhoneGap que permite a codificação de novas funcionalidades da aplicação Tagarela em um ambiente de desenvolvimento integrado. A aplicação desenvolvida se mostrou eficaz no que diz respeito à criação e utilização de pranchas de comunicação, permitindo também a criação de perfis de usuário distintos para atender os papéis existentes no cenário de aprendizado e comunicação alternativa. Primeiramente a aplicação iria permitir a criação de três perfis, o perfil de especialista, tutor e paciente, porém foi percebido ao longo deste trabalho que os perfis de especialista e tutor poderiam ser agrupados em um único perfil, já que possuem o mesmo papel dentro da aplicação. Portanto, optou-se por disponibilizar aos usuários a criação de dois perfis distintos, o tutor e o paciente.
Um dos objetivos deste trabalho era criar uma interface mais acessível para os usuários, já que em sua maioria serão pessoas com alguma dificuldade física ou mental. Este objetivo foi atingido através do uso do conceito de pranchas de comunicação, onde as informações de determinadas telas são apresentadas ao usuário apenas através de símbolos, evitando ao máximo o uso textual e também mantendo um padrão de interface intuitiva. No entanto, não foi possível se desprender totalmente do uso textual, pois caso contrário algumas informações não poderiam ser claramente repassadas aos usuários.
As ferramentas utilizadas no desenvolvimento, de forma geral, se mostraram adequadas para a criação de uma aplicação de comunicação alternativa multiplataforma. O uso do PhoneGap foi efetivo para a aplicação obter um comportamento equivalente nas plataformas trabalhadas. Apesar de ter sido encontrada algumas dificuldades na utilização da tecnologia WebSQL para a realização da persistência local nos dispositivos móveis, pois a mesma está descontinuada, os demais plugins do PhoneGap se mostraram eficazes para realizar o que propõem. Dentre eles pode ser citado o plugin file-transfer, que atende a necessidade da aplicação de realizar a atualização dos arquivos de aúdio e imagem entre o dispositivo local e o servidor.
As ferramentas utilizadas pela aplicação servidora também se mostraram efetivas através da utilização do servidor OpenShift a aplicação web e o banco de dados MySQL puderam ser armazenadas na nuvem e disponibilizadas através da criação de um domínio próprio, gratuito e de maneira geral, robusto. Os scripts PHP também foram disponibilizados no servidor OpenShift e não houve situações onde o servidor estava indisponível ou instável durante o desenvolvimento do trabalho.
Acredita-se que as principais contribuições deste trabalho são disponibilizar uma aplicação de comunicação alternativa acessível e multiplataforma, que permita a criação e interação do usuário com pranchas de comunicação, junto à criação de perfis distintos para que a aplicação melhor se adeque a necessidade do usuário e que possa ser desenvolvida e aperfeiçoada através de um ambiente de desenvolvimento único e integrado. Suas principais limitações estão na capacidade de reprodução de áudio encadeada, uso de texto puro em algumas telas da aplicação e na impossibilidade de capturar uma imagem da câmera para criar um símbolo.