Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): José Guilherme Vanz
Título: VISEDU-DRONE: MÓDULO DE INTEGRAÇÃO COM ROBOT OPERATING SYSTEM
 
Introdução:
A informática tem sido uma aliada nas escolas como elemento complementar no ensino de inúmeras matérias. A sofisticação das tecnologias computacionais tem provocado o aparecimento de meios pedagógicos com base em ambientes gráficos. A realidade virtual é uma tecnologia que tem sido considerada um bom recurso no ensino e aprendizagem por permitir a interação com modelos tridimensionais em uma experiência atraente. Por terem um baixo custo, os sistemas de realidade virtual não imersivos são mais comuns no desenvolvimento de aplicações educativas. Já que as maiorias das escolas possuem equipamentos básicos de informática (CARRIJO, 2007).
Diante disto, simuladores podem ser uma boa alternativa na criação de ambientes de realidade virtual para auxiliar no processo de ensino, já que possuem um baixo custo operacional e fornecem uma experiência atraente para os estudantes. Considerando essa realidade, a Web Graphics Library (WebGL) se torna um aliado valioso. Com ela pode ser criado todo o ambiente virtual necessário para um simulador em um navegador de Internet, tornando o uso desse tipo de tecnologia ainda mais simples, pois não é necessária a instalação de softwares adicionais. Além disso, buscando tornar a experiência proporcionada pela realidade virtual ainda mais atraente, podem ser utilizados equipamentos como robôs. Os quais podem ser programados para executarem as mesmas interações que foram desenvolvidas no simulador, possibilitando desse modo uma experiência ainda mais atrativa para os estudantes.
Diante disto, foi criado um simulador de drones integrado com o framework de robótica Robot Operating System (ROS). O simulador permite a interação com um drone virtual movimentando-o por um espaço 3D. Também é permitido executar as mesmas instruções de movimentação do drone virtual em um AR.Drone Parrot 2.0 físico. O simulador foi implementado na linguagem Javascript e trata-se de uma extensão do trabalho desenvolvido por Nunes (2014). O trabalho de Nunes (2014) foi utilizado como base para implementação reutilizando a Application Program Interface (API) da WebGL abstraída pela biblioteca Three.js que já é utilizada. Para possibilitar a comunicação entre o simulador executado no navegador de Internet e o ROS foi utilizado o Rosbridge. Software existente na plataforma ROS que permitiu a comunicação com o aparelho físico através de websocket.