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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Augusto Bambino
Título: Ferramenta de apoio ao aprendizado do jogo de xadrez
 
Introdução:
Para Antonio Villar Marques de Sá, professor da faculdade de educação da
Universidade de Brasília e um dos maiores especialistas em Pedagogia Enxadrística no
Brasil, o xadrez é uma das melhores atividades para desenvolver a capacidade intelectual
dos jovens (CANAL XADREZ, 2009). França (2012) destaca que em vários países como a
Rússia, Inglaterra, Argentina, Cuba e Espanha o jogo de xadrez é uma ferramenta utilizada
na forma de projetos ou de disciplinas extracurriculares que são incorporados nas escolas
buscando explorar os benefícios, vantagens e virtudes do seu aprendizado.
Para acompanhar esta disseminação do xadrez no ambiente pedagógico, várias
metodologias vêm surgindo e sendo exploradas, dentre as quais se podem destacar as de
Gomes (2010), Assim Se Faz (2012) e Goulart e Frei (2004). Estas têm em comum o
objetivo de facilitar o aprendizado do jogo e estimular a sua prática.
Igualmente a indústria de software tem manifestado interesse no desenvolvimento
de ferramentas capazes de permitir aos jogadores e aprendizes praticarem o esporte. A
IBM foi uma das pioneiras, iniciando seus trabalhos nesta área no início da década de 1950
com o surgimento da Inteligência Artificial (IA) (IBM, 2014). Segundo Barbosa, Veiga e
Carvalho (2012), a IA tem forte presença na maioria dos jogos, permitindo que a interação
seja mais dinâmica e passando ao jogador a sensação de que a máquina realmente está
pensando e se comportando como um ser humano, objetivando vencê-lo. Com o
desenvolvimento de algoritmos e heurísticas, esta ascensão da IA, não apenas no cenário
dos jogos, torna-se evidente. Esta característica encaixa-se perfeitamente no cenário do
xadrez, pois possibilita que o jogador possa praticar por conta própria, facilitando a
acessibilidade deste esporte.
Dentre o vasto leque de técnicas e algoritmos que a IA oferece, os algoritmos
Minimax e Poda Alfa-Beta destacam-se no cenário dos jogos de dois jogadores como
xadrez e o jogo da velha, por exemplo, e serão explorados no desenvolvimento deste
trabalho. Diante deste cenário, percebe-se o potencial em explorar a união entre o xadrez e
a IA. Sendo assim, este trabalho propõe-se a desenvolver uma ferramenta baseada na
metodologia de Goulart e Frei (2014) para auxiliar pessoas a aprenderem a jogar xadrez.