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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Augusto Bambino
Título: Ferramenta de apoio ao aprendizado do jogo de xadrez
 
Conclusão:
Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma ferramenta voltada ao jogo de
xadrez, onde os principais objetivos eram proporcionar o ensino e aprendizado deste jogo e
relacionar o xadrez com a IA através dos algoritmos Minimax e Poda Alfa-Beta.
Para confecção da engine, o uso do algoritmo Poda Alfa-Beta mostrou-se bastante
funcional, ajudando na melhoria de performance do algoritmo Minimax e agilizando o
processamento de procura de lance por parte da engine.
A maior limitação da ferramenta foi a implementação do algoritmo Minimax pois,
devido ao tamanho das árvores de movimentos geradas, a performance foi mais baixa do
que o esperado. Para melhorar o desempenho do algoritmo Minimax seria interessante
técnicas como inserir uma biblioteca de aberturas de xadrez, implementar conceitos óbvios
de jogo para poupar a engine de perder tempo em tais situações e utilizar threads para
agilizar a construção da árvore de movimentos, para que o Minimax possa começar a
executar antes, ganhando assim fração de segundos importantes, que elevado a quantidade
de lances proporciona um ganho de performance considerável.
As interfaces gráficas ficaram visualmente atrativas e obtiveram um retorno
positivo por parte dos usuários que testaram a ferramenta graças às bibliotecas nativas do
Java, JFrame e JPanel, que ofereceram todo o recurso necessário. É importante destacar
que a linguagem mostrou-se compatível com a implementação dos algoritmos de IA, bem
como com a comunicação da ferramenta com o banco de dados relacional ORACLE XE.
Por fim, este trabalho apresentou funcionalidades que podem servir de base para
futuros trabalhos em áreas como inteligência artificial e setores pedagógicos.