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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gilson Rodrigues Maciel
Título: Motor de jogos 2D de encaixe de imagens na plataforma Android
 
Introdução:
Com o incentivo de programas sociais nota-se um constante crescimento no processo de melhorias de infraestrutura tanto comerciais, quanto educacionais da sociedade para permitir o acesso de portadores de necessidades especiais a esses ambientes (MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2004). Além da necessidade de adaptação na infraestrutura, programas de incentivo a inclusão social visam também eliminar as barreiras comportamentais, pedagógicas e de comunicação utilizando ferramentas para auxiliar o processo de aprendizado (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2005).
Investimentos feitos por iniciativas governamentais através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) contribuíram para o acesso e inclusão de tecnologias em instituições educacionais (FNDE, 2012). Atualmente o computador já não é mais o único meio de acesso a informações, pesquisas e softwares específicos. Isso ocorre devido a ascensão do mercado de dispositivos móveis como tablets e smartphones (GARTNER TECHNOLOGY RESEARCH, 2014).
O reflexo disso é o aumento de aplicativos desenvolvidos exclusivamente para dispositivos móveis e também na extensão de aplicativos antes exclusivamente para computadores e agora portados para smartphones e tablets, principalmente na área de jogos. A crescente evolução do hardware dos dispositivos móveis fez com que o mercado de jogos sofresse um grande crescimento e possibilitasse a utilização de jogos para auxiliar e/ou complementar o aprendizado de crianças e portadores de necessidades especiais (BANVILLE, 2013). Os jogos educacionais são uma ferramenta de ensino que, através de uma forma lúdica, ajudam a fixar algum conteúdo de qualquer área do conhecimento.
Diante do exposto, foi proposto o desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo para a plataforma Android. Para atingir o objetivo foi criado um motor de jogos utilizando uma arquitetura orientada a componentes para permitir a reutilização de comportamentos. Utilizando o motor foi criado um exemplo prático para auxiliar o ensino da posição dos órgãos do corpo humano e as letras da palavra bola.