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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Gilson Rodrigues Maciel
Título: Motor de jogos 2D de encaixe de imagens na plataforma Android
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um motor de jogos 2D de encaixe de imagens e também a criação de uma aplicação de jogos de encaixe. A camada do jogo de encaixe permite a criação de novos jogos somente com a criação de pranchas, que armazenam as peças de encaixe utilizadas no jogo e suas imagens. Para a demonstração da camada de encaixe foram criados dois jogos, sendo um deles para encaixar os órgãos do corpo humano e o outro para encaixar as letras da palavra bola. Para a criação do motor foi utilizado o conceito de arquitetura orientada a componentes, que permite que a implementação seja encapsulada em um componente e reutilizada por qualquer objeto de um jogo. Este trabalho também aborda a criação de novos componentes, utilização do motor e também foram efetuados testes de desempenho, memória e uma pesquisa de opinião sobre a usabilidade com os alunos da turma de pedagogia e computação da FURB. Através do testes de performance verificou-se ótimos resultados dentro da aplicação proposta, que uma cena contém em média 30 objetos. Ainda assim identificou-se um gargalo de performance na parte de renderização do Canvas, que ocorre pois não é suportado aceleração de hardware para bitmaps. Em projetos onde a cena possui muitos objetos que colidem entre si e estão sempre em movimento, se faz necessário a implementação e utilização do sistema OpenGLRenderSystem. A pesquisa de opinião demonstrou um resultado positivo na aceitação da aplicação como uma ferramenta de apoio ao ensino. O projeto foi implementado para a plataforma Android utilizando o Canvas como ferramenta de renderização da aplicação.