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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gilson Rodrigues Maciel
Título: Motor de jogos 2D de encaixe de imagens na plataforma Android
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um ambiente para a criação de jogos de encaixe na plataforma Android. Para a criação do ambiente proposto foi utilizado o componente Canvas para a renderização dos objetos e criado uma arquitetura orientada a componentes.
O desempenho da aplicação para o objetivo proposto foi mais que satisfatório, conseguindo renderizar com fluidez uma média de oitenta objetos em cena. Este número é bem superior ao número de objetos que se espera em uma cena de um jogo simples de encaixe de peças.
A escolha de utilizar uma arquitetura orientada a componentes se tornou muito efetiva devido ao baixo acoplamento e por permitir a reutilização dos comportamentos criados. Isso fez com que fosse atingido o objetivo proposto de criar um ambiente que facilite a implementação de novos jogos. A arquitetura orientada a componentes permite também que sejam criados outros tipos de jogos através da implementação de novos comportamentos.
Mesmo tendo atingido os objetivos propostos pelo trabalho, para que a plataforma se torne um motor para a criação de qualquer tipo de jogo são necessários alguns ajustes. Durante os testes de carga foi identificado um gargalo de performance do componente Canvas para a renderização de bitmaps. Isso ocorre por não ser permitido utilizar a aceleração de hardware nesse caso específico forçando a renderizando ser feita pelo software. Para a resolução desse problema deveria ser efetuada uma implementação no sistema de renderização OpenGLRenderSystem para que possa ser utilizado efetivamente pelo motor. Outra melhoria também necessária seria a adição de um motor de simulação de física.
Pode-se notar também com a pesquisa de opinião sobre a usabilidade que o aplicativo teve uma boa aceitação como uma possibilidade de auxílio ao ensino e também os recursos adicionais como algo útil para a aplicação. Dentro da pesquisa nota-se também que para se tornar um produto final e ser utilizado efetivamente, ele precisaria de uma melhoria em suas imagens, formas e uma maior clareza na finalização das fases.