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Introdução
 
 
Acadêmico(a): VALDEMAR DA SILVA FERREIRA
Título: SISTEMA PARA CONTROLE DE VISITAS TÉCNICAS A LABORATÓRIOS PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS
 
Introdução:
No ramo de comércio, um dos segmentos que se destaca e é necessário à população em geral é o de farmácias. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), são mais de 7 mil farmácias de manipulação no país, um crescimento de 40% comparando a 2002, com um faturamento na faixa de 1,3 bilhão por ano (SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, 2010). Conforme levantamento feito pela Agência Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), no estado de Santa Catarina existem 381 farmácias de manipulação (AGÊNCIA NACIONAL DE FARMACÊUTICOS MAGISTRAIS, 2008).
Estas farmácias, para atenderem a necessidade de seus clientes, utilizam-se de equipamentos e instrumentos de pesagem para o desenvolvimento de seus produtos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as calibrações dos equipamentos e instrumentos de pesagem devem ser realizadas por empresas certificadas ao menos uma vez por ano ou dependendo do uso do equipamento (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2006).
Observou-se informalmente na empresa Metrológica, com sede no município de Blumenau, no estado de Santa Catarina, que a mesma realiza os serviços de calibração e manutenção de equipamentos para laboratório e atende todo o estado. Esta empresa tem um sistema manual de agendamento de manutenção, de emissão de relatórios e armazenamento de dados de visitas técnicas. A empresa ao realizar esse processo de forma manual pode gerar um atraso na prestação do serviço, bem como a sobrecarga sobre a pessoa que realiza a função.
Desta forma, através de conversas informais com os administradores da empresa Metrológica, levantou-se que ela realiza a manutenção de equipamentos em laboratórios, e tem como principais clientes as farmácias de manipulação. Ela não possui controle informatizado de quais clientes precisam de assistência periódica, quais equipamentos o cliente possui, qual técnico será designado para executar a manutenção e qual rota será traçada para realizar as visitas.
Atualmente o processo para agendar as visitas, acontece por meio de contato do cliente por telefone ou e-mail, ou quando a pessoa responsável por agendar as visitas busca em arquivos os clientes que possuem contrato de visitas periódicas. Dessa forma o contato com o cliente pode ficar comprometido, devido ao controle estar sob uma pessoa apenas, acarretando no acumulo de várias funções. Sendo assim, abre-se uma oportunidade de melhoria nesse aspecto, utilizando o controle de visitas para que o contato com o cliente seja efetuado sempre que a data de vencimento se aproxime. Além disso, há também o controle de laudos e relatórios, arquivos de papel, que são armazenados em pastas que podem facilmente se perderem por diversas causas.
Segundo Scartezini (2009) o objetivo da melhoria de processo é agregar valor aos produtos e serviços realizados pelas organizações diante seus clientes. A melhoria desse processo, poderá fazer que essa função seja executada com mais rapidez e seus clientes sejam melhor atendidos. Apesar de existirem sistemas no mercado, que podem atender a necessidade da empresa, a falta de recursos ou o fato de não atenderem totalmente o problema, não motiva a aquisição dos mesmos. Como a empresa não dispõe atualmente de recursos financeiros para a compra e instalação de um sistema informatizado, surgiu a oportunidade de desenvolver e implantar um sistema web para suprir essa necessidade.
O sistema desenvolvido, denominado de sistema web AssisTechLab, pretende contemplar o agendamento e controle de visitas, visando agilizar os serviços prestados. Com o mesmo em funcionamento, a empresa terá um melhor contato com o cliente, melhorar o controle das visitas técnicas e garantir que os dados sejam armazenados de forma segura. Outra funcionalidade a ser contemplada será a busca de clientes que precisam do serviço de manutenção em uma mesma região de forma a criar um roteiro otimizado para a pessoa que realiza estas tarefas.