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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Elvis Merten Marques
Título: Tagarela 2.0: framework de comunicação alternativa, módulo de jogos
 
Introdução:
A crescente matrícula de alunos com deficiência em escolas de ensino comum tem feito com que estudiosos e educadores discutam questões que envolvem ensino, a aprendizagem e a avaliação desses alunos (CORREIA, V., 2013). Entre as dificuldades que pessoas especiais comumente sofrem uma delas é a comunicação. E apesar da tecnologia existente, a fala continua sendo a principal forma de comunicação. Contudo existem pessoas que, devido a fatores neurológicos, físicos, emocionais e cognitivos, se mostram incapazes de se comunicar de maneira oral (LORENA, 2010).
Quando o quesito é comprometimento da fala em alunos tanto escolas como educadores apresentam uma fragilidade principalmente entre desconhecimento de formas de comunicação expressiva e receptiva dos alunos. O desconhecimento da existência e/ou uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) como facilitadores de processos comunicativos conta como uma fragilidade também (CORREIA, V., 2013).
Atualmente, tablets e smartphones estão tendo um papel importante na área de TA. Os sistemas de Comunicação Alternativa e Amplificada (CAA) que antes eram restritos ao computador sofreram uma revolução com a chegada dos dispositivos móveis (CORREIA, P., 2013). O Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL, 2008) afirma que neste cenário de criação de tecnologias que garantam a acessibilidade, a CAA tem contribuído para facilitar e efetivar a comunicação das pessoas com ausência ou prejuízo da fala. Existem mais de 300 (trezentos) aplicativos voltados a área de CAA a um custo consideravelmente baixo se for comparado aos tradicionais sistemas de comunicação (CORREIA, P., 2013).
Em 2013 o acadêmico Wagner Jean Reetz desenvolveu um jogo 2D para o framework Tagarela, feito para Android. O objetivo deste jogo, segundo Reetz (2013), foi desenvolver um protótipo voltado para a TA explorando o aspecto pedagógico/lúdico em computação aplicada onde o cenário é um jogo 2D que manipula letras e números. E no trabalho de Fabeni (2012), foi feito o projeto Tagarela (2014) para iOS. Diante do exposto, esse projeto foi aprimoramento do projeto de Fabeni, refazendo o projeto de Reetz de um jogo 2D para iOS.