Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Elvis Merten Marques
Título: Tagarela 2.0: framework de comunicação alternativa, módulo de jogos
 
Conclusão:
Com a reutilização do código de Fabeni (2012) foi possível elaborar o jogo 2D, podendo ser executado em um iPad 2 e sem chegar a metade da capacidade máxima do dispositivo em boa parte da execução do programa.
Um dos objetivos era analisar a possibilidade de adicionar um sintetizador de voz ao final do plano. Como a aplicação não demonstrou sinais de lentidão esse objetivo acabou sendo implementado. Porém o sintetizador acaba falando toda a frase do plano, mesmo que o usuário tenha feito apenas a última prancha.
Alguns sinais de lentidão no dispositivo físico foram encontrados no momento de adicionar as presas na imagem. Apesar de ser apenas uma vez por prancha isso pode desagradar o usuário. A lentidão fica ainda mais evidente quando o usuário toca no botão para a próxima prancha ou anterior muitas vezes seguidas. Vale ressaltar que o dispositivo em questão foi um iPad 2, considerado ultrapassado pelos padrões de mercado atuais.
Para evitar esse período de lentidão entre pranchas seria interessante pesquisar uma maneira de fazer com que o jogo não use as presas para determinar se a prancha foi concluída ou não. Evitando a necessidade de varrer cada pixel da imagem para verificar o alpha para posicionamento das presas. A maneira utilizada hoje também faz com que os símbolos fiquem incompletos na hora de desenhar. Isso se torna uma maneira fácil de burlar o jogo já que seria necessário apenas capturar todas as presas e não fazer o desenho.