Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): TUANE BRÜNING WESSLER
Título: CIDADÃO FISCAL: APLICATIVO PARA ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR DE OUVIDORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU
 
Introdução:
Os aplicativos móveis tem se desenvolvido tecnologicamente cada vez mais e isso tem ajudado as pessoas com algumas tarefas simples do dia-a-dia. Segundo Monk (2013, pag. 6), a migração em grande quantidade dos usuários de computadores pessoais (PCs) para a utilização de dispositivos móveis está derrubando uma grande barreira existente na possibilidade de acessar conteúdos digitais de qualquer lugar e a qualquer hora.
Schmidt e Cohen (2013) afirmam que “todo cidadão armado com um dispositivo móvel é uma testemunha e um investigador em potencial, mais atento do que qualquer autoridade policial e pronto para documentar injustiças”. Desta forma, o cidadão tem buscado os seus direitos principalmente através das redes sociais, nas quais é possível expressar sua opinião, assim como colocar imagens e vídeos para enfatizar o que está sendo compartilhado com todos os usuários desta rede. A dificuldade é que a maioria da população acaba se comovendo e aderindo a várias correntes existentes, mas toda essa repercussão na maioria das vezes não chega aos administradores públicos que realmente podem fazer algo pela população.
Segundo Butzer (2011), um comentário negativo sobre um produto ou serviço corre como um rastilho de pólvora nas redes sociais, sendo que em instantes milhares de pessoas passam a expor sua posição sobre o comentário. No município de Blumenau, estado de Santa Catarina, os munícipes também têm aderido a essas reclamações, ao compartilhamento de informações e aos problemas da cidade pelas redes sociais. Alguns munícipes conhecem a existência da Ouvidoria na Prefeitura Municipal de Blumenau e acabam fazendo as sugestões e reclamações para a mesma. Mas a grande maioria dos munícipes trabalha e não tem tempo para entrar em contato com a ouvidoria, uma vez que a mesma só atende em horário comercial. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo facilitar a comunicação entre os munícipes de Blumenau com a prefeitura.
A maioria dos setores da Prefeitura Municipal de Blumenau conta com a opinião do munícipe, que através da ouvidoria estabelece um canal de comunicação entre ambas as partes. A grande dificuldade enfrentada pelos cidadãos de Blumenau é a falta de um canal com horário de atendimento ampliado para a comunicação com a prefeitura. Atualmente as formas existentes de se realizar uma reclamação ou solicitação/sugestão para a ouvidoria municipal são através do telefone, e-mail ou ir até a Ouvidoria, sendo que por telefone ou na Praça do Cidadão o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.
Já existem nas lojas virtuais dos sistemas operacionais de dispositivos móveis alguns aplicativos propostos a ajudar o cidadão a relatar as dificuldades enfrentadas nos municípios do Brasil. A grande maioria destes aplicativos apenas acaba gerando registros para a própria aplicação. Sendo assim, os dados não são enviados a nenhum órgão público que realmente possa resolver as solicitações propostas.
Baseado nessas informações verificou-se tal dificuldade e a necessidade de melhoria em uma área tão importante. A finalidade é facilitar a abertura e o acompanhamento dos processos no setor de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Blumenau.